O madeirense será o mais orgulhoso pobre da Europa


Hoje é Domingo e por ter uma profissão que graças a Deus não pára, vejo-me no merecido descanso semanal. Desejo sorte a todos nas suas vidas neste mau bocado que só agora começa.

Amigos, muitas vezes pensamos no quente da ocasião e é preciso analisar o contexto todo sob risco de nos enganarem. Quando em 1985 aderimos à Comunidade Económica Europeia, e depois União Europeia, levávamos o sonho de ter o nível de vida dos europeus do centro e norte da Europa.

Se deste momento olharmos para trás vimos o poder a se tornar cleptocrata com esquemas vários, monopólios, concursos para cartão partidário, castas inteiras de elites e de gente que adere à máfia, etc, a se governar. Olhamos para trás e os bem sucedidos são os do sistema, as elites políticas e os militantes do PSD. Olhamos para trás e só não se deu mal quem nada fez e arriscou à sombra do poder e do mercado inquinado para os mesmos, os protegidos.

Não se governou para toda a Madeira e os madeirenses. O que ficou desta acção continuada foi mais de 50% de aflitos na pobreza, 32% são mesmo pobres e dependentes.

A mim faz-me impressão o facto dos pobres não terem dois olhos na cara para ver que são abusados e que alguns que veneram, por lhes dar um naco de pão, são razão da sua pobreza.

Mas se isto não bastasse, os pobres são tão sectários quanto aqueles que lhes construíram a pobreza e passam a vida a insultar as pessoas lúcidas, conservando o seu naco de pão na pobreza, tal como os outros protegem os baús de dinheiro no banco. É o próprio povo que gera a sua pobreza. Prefere viver o momento e não construir o futuro. Seus donos passam a mão no pêlo e ladram como cães quando pessoas de valor se aproximam dizendo as palavras da salvação.

Ter poder e dinheiro dá oportunidade a ser ardiloso e, neste momento, tudo se usa para manter o status quo de alguns, agarrados à sua forma de enriquecer que empobrece a população em geral. Faz pena que não vejam um ladrão do orçamento regional e dos bens públicos, beneficiário do sistema que cresce porque tem todas as protecções do Governo que deveria ser de todos. Ninguém nota que ele é o Presidente Sombra. Ele não respeita leis e compra todos aqueles que lhe permitam ter sucesso à margem de tudo o que são regras democráticas e de mercado livre. Está rico e quando alguns ousam dizer verdades são insultados por todo tipo de perfis falsos, empregados dele, gente que arruinou a fiscalização e não actuou para impedir tudo o que é doloso ao interesse público. Muitos de nós estamos fartos da invocação da maldade e da inveja por ladrões do templo.

Mas se tudo isto não bastasse, alguém pensou que era boa ideia gerar uma xenofobia a estrangeiros, outros que nos dizem na cara o que alguns são mas que todos nós levamos o rótulo. Deu mote para todos colocarem as frustrações e o medo dirigidas àqueles que durante décadas enviaram dinheiro para a Madeira. Os ladrões da Madeira passaram por solidários e grandes gestores quando são uns ineptos. O grande problema é que toda a injustiça que se comete traz mais e agora vemos xenofobia entre madeirenses, já tínhamos visto com luso-descendentes e agora com camaralobenses. Ninguém pensa na expressão "dividir para reinar"?

Ainda aqui vamos mas vai piorar com a crise económica, vão continuar a usar os madeirenses para os ladrões manterem a cabeça fora de água. Espero que acordem, senão vão perder os últimos decentes que aqui vivem, o isolamento que o governo já sente significa que os de fora, que não precisam do esquema regional para nada, já se cansaram.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 19 de Abril 2020 10:02
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.