Máscaras High Tech


Soube hoje, por um dos empresários aldrabão libertado da Cancela, que os presos do Estabelecimento Prisional do Funchal vão fabricar máscaras para distribuir pela população da Madeira. Os dez detidos que ainda ficaram na Cancela, produzirão cerca vinte máscaras por dia e prevê-se que serão distribuídas totalmente pelos 250 mil habitantes da Madeira durante os próximos 30 anos.

Segundo o Diretor do EPF será utilizada uma nova tecnologia de impressão laser 3D utilizando a reciclagem do algodão dos lençóis dos prisioneiros que foram libertados ontem mas, previamente desinfetados com creolina e sabão azul.

Segundo a sua assessora, a agora reconduzida Adjunta do Diretor, as máscaras foram desenhadas por Investigadores credenciados do M-ITI (Madeira Interactive Technologies Institute) e foram especialmente concebidas para filtrar partículas nanoscópicas como poeiras, cocaína, cannabis, lacas, vernizes, radiações nucleares, e ainda a moléculas de azoto e de oxigénio, e conseguem absorver quaisquer líquidos até cinco vezes o seu volume.

Segundo o Investigador responsável pelo projeto, o desenho ergonómico das mascaras adapta-se a qualquer boca e nariz e são laváveis numa máquina de lavar a 180ºC ou 3 minutos no micro-ondas e reutilizáveis por tempo indeterminado.

A distribuição de mascaras será efetuada pelos próprios detidos do EPF disfarçados de carteiros dos CTT e para, o efeito, será utilizado o Autocarro do Estabelecimento Prisional. A população não precisa de estar em casa porque todos são profissionais certificados em assalto, arrombamento e tráfico de estupefacientes.

Segundo soubemos, o Presidente Português Marcelo Rebelo de Sousa já ligou para o Diretor do ETP a agradecer a iniciativa.