Olho na secretária bibelot

Ao longo destes tempos são frequentes as notícias que dão conta de turistas acidentados nas levadas e serras da região. Se por um lado é impossível controlar a atitude dos turistas, por outro também é bem verdade que muitos dos itinerários carecem de manutenção, sinalização mas sobretudo de uma atitude da Secretaria da tutela, e dos hotéis, em instruir os turistas que pela primeira vez partem para o desconhecido.

O turista carece de informação atempada, nos nossos dias continua a haver turistas que vão ao encontro de áreas que existem nos panfletos mas que os grandes incêndio do Verão passado calcinaram. Incúria e desinformação mesmo com uma aplicação móvel disponível. É preciso instruir.

Há ainda uma outra vertente, o Governo Regional completamente submisso a lobbies já deu início à privatização de áreas públicas da região, como praças, zonas de frente mar etc, e quer enveredar pelo caminho de privatizar zonas pedestres, itinerários de levadas das nossas serras a um grupo hoteleiro. O primeiro passo, sem que ninguém notasse, porque se ocuparam só nas taxas, seus valores e oportunidade, foi a falhada tentativa de taxar actividades de lazer na natureza. Com a tabela criada e toda a conjuntura montada, o passo seguinte seria um privado se oferecer a explorar a natureza pagando uma renda ao Governo Regional. Assim, o GR obteria dois resultados. O primeiro, de concretizar mais um favor a um lobby, o segundo, a de se desresponsabilizar pela manutenção e segurança daqueles que usufruem da natureza.

Devemos estar atentos porque qualquer dia você sai para uma caminhada e depara-se com um porteiro no arranque. este Governo Regional é vendido a interesses e não respeita os eleitores. Esta inércia em atacar o problema da manutenção das levadas, outros circuitos pedestres e consequentes notícias sobre acidentados, visa criar o ambiente que leve a opinião pública a aceitar o que pretendem. Da parte da opinião pública e da cidadania, devemos meter aquela secretária das taxinhas e da imobiliária das casinhas da serra na ordem. O leitor sabe das suas relações íntimas com o lobby da hotelaria?

O campo, na verdade, só é agradável com família, e toda a árvore é triste se na sua sombra não brinca uma criança".