Entrevista de Emprego Público


O suor escorria-lhe pela face e o coração batia a um ritmo alucinante perturbado por uma respiração ofegante. Respirou fundo para se acalmar, ganhou coragem, e bateu à porta. Do outro lado respondeu-lhe o silêncio, pelo que voltou a bater.

- Entre! – Gritou alguém do outro lado com uma voz enfadada.

Abriu a porta a medo, e ao fundo deslumbrou três figuras imponentes comodamente sentadas atrás de uma grande mesa cheia de enormes dossiers. Ainda a tremer, puxou a cadeira à sua frente e sentou-se.

- Como se chama? – Perguntou o do meio, que parecia a pessoa mais importante do júri.

- Pedro…

- Ah! Sim … então é você o Pedro … – murmurou enquanto remexia nos papeis, como se procurasse alguma coisa importante, mas logo concluiu - sim senhor … Pedro… parabéns você conseguiu dezoito na prova escrita e…

- … Peço desculpa mas não tive tempo de copiar as duas últimas perguntas …

- Não faz mal … dezoito foi a melhor nota...Pedro estamos aqui para uma pequena entrevista e falarmos um pouco sobre o que o motiva para as funções importantes que o esperam no Governo … sim senhor … licenciado em Gestão pela Universidade da Madeira com 10 valores e mestrado na Universidade de Lancaster … fantástico … foi uma bolsa certamente…

- … Sim … da minha mãe …

- … Pois é Pedro … conte-nos algo sobre si, o que o motiva para estas funções importantes …

- Sou da JSD e estive na campanha do PSD nas ultimas eleições regionais … e …

- … Excelente … - exclamou sorridente o presidente do júri, enquanto olhava para os outros membros do júri que concordavam com a cabeça - e diga-me … e obviamente sabe analisar Mapas de IVA não é?

- … e também colei duzentos e trinta cartazes em cima duma escada … - continuou o Pedro ainda nervoso.

- … Duzentos? Fantástico… e sabe de POCP, Cálculos de Juros e amortizações … é por causa da porcaria do PAEF …. – Acrescentou o presidente do júri sorridente.

- …E também estive nas últimas Autárquicas com a Rubina …

- …Fantástico, currículo invejável …- exclamou o presidente do júri com um sorriso ainda mais simpático e encantador.

– … Peço desculpa mas é que estou um pouco nervoso porque ainda não fumei o meu charro hoje … - murmurou o Pedro com um ar cabisbaixo.

– Não esteja Pedro! Com este curriculum, o Sr. Secretário vai de certeza querê-lo para Adjunto! Parabéns Pedro, o emprego é seu!



Chifrudo, desculpa lá meter o bedelho no teu post mas ... este caso é muito parecido com um que estamos a seguir no inferno, queres mandar o processo para baixo? De ficção não tem nada ...