Escola do Curral, de bestial a besta

Imagem do DN online


Eu odeio a política porque se o sonho comanda a vida, a política é a máquina de deturpar tudo. Agora, a política não serve o povo, serve os interesses corporativistas, os desempregados partidários, as matilhas latrinas de interesses, os jogos de amigos e incompetentes que se juntam para caçar as presas, o prémio aos amigos e não da justiça ao tal de mérito.

A 13 de Janeiro de 2017 (LINK), o matutino regional DN na sua página online narrava isto:

"A Escola Básica EB123/PE do Curral das Freiras foi galardoada com o prémio nacional da Fundação Montepio no valor de seis mil euros. Uma distinção recebida com entusiasmo pela comunidade escolar. ““Premiar uma escola como a escola do Curral é premiar toda uma comunidade que durante séculos esteve isolada e subaproveitada, que tem muitas competências e valor, como foi demonstrado pelos resultados alcançados pelos nossos alunos ao longo dos últimos anos, assim como vem demonstrar que os bons docentes não são de quadro ou contratados são simplesmente Responsáveis, Empenhados, Competentes, Comprometidos”, refere ao DIÁRIO o presidente do Conselho Executivo, Joaquim Sousa. O professor sublinha que o prémio confirma que a aposta feita pela escola, naqueles que considera serem os cinco pilares que definimos como essenciais para a qualidade, foi acertada. E enumera-os: “ 1. Eficácia – atingimos as metas estabelecidas; 2. Eficiência – optimizamos os poucos recursos disponíveis; 3. Efectividade – cumprimos os objectivos sociais do serviço educativo; 4. Equidade - minimizamos o impacto das origens sociais no desempenho académico; 5. Satisfação – elevamos as expectativas e o grau de satisfação dos diferentes actores educativos”. Joaquim Sousa refere ainda que “com Excelência formamos homens e mulheres para e com a sociedade”. A instituição criou o Prémio Escolar Montepio em 2008 e, desde então, tem vindo a distinguir projectos educativos de excelência, inovadores, orientados para a disseminação de boas práticas e a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem no nosso País. A iniciativa conta com o alto patrocínio do Presidente da República, dirige-se a estabelecimentos de ensino público, do 3º ciclo do ensino básico, que apresentem projectos inovadores e de excelência em áreas como a matemática, o português, a história, as ciências, a cidadania e o ambiente. “O prémio escolar é a prova da nossa crença na capacidade das escolas. Sem uma escola pública a funcionar bem é impossível vencermos os desafios do futuro”, refere o Montepio."
Por sorte, os interesses partidários em queimar uma pessoa para substituía-la por uma inebria mula não acertaram no mesmo ano lectivo mas, atenção que é no seguinte e nada mudou. Basta que o poder político queira que estraga o que está bem para politizar o ensino.

O que são há 20 anos os partidos em Portugal? Que pensamento traduzem? Que grande facto social querem realizar? Formam-se, desagregam-se, dissolvem-se, passam, esquecem, sem que deles fique uma edificação aceitável, uma criação fecunda. Estabelecem patronatos, constróem filiações, arregimentam homens e braços trabalhadores, preparam terreno e solo robusto, onde eles possam sem embaraço tomar as livres atitudes do aparato e da vaidade reluzente. Nada mais fazem. Nascem infecundamente, morrem esterilmente.“