Educação a arder? Usem água benta, há por lá muita.


Há dias li no Fénix do Atlântico uma carta sobre um conflito entre amigas e supostas amigas da super soberana figura da Secretaria Regional de Educação. Não, não me refiro ao sorumbático secretário, real "broquilh"a, mas à sua chefe de gabinete. Espantosamente, afinal há quem "agite o pó" da salazarenta figura.

Guerras de gajas? Perguntarão os meus leitores, respondo eu, é algo diferente meus amigos, é algo diferente e gajas à parte, é diferente porque tudo isto representa um caminhar lento para o colapso de um sistema que está caduco, como o pensamento (do oficial) que o sustenta, um puro pensamento à "ópios dei". Ou seja, uma droga de pensamento, não é pelo o povo, pois nada ali há de novo. 

Como sempre, alguém arrecadará com as culpas. Tem sido assim, naquele magistério de esquemas e favorecimentos. Isto, faz lembrar uma situação pela qual passei há uns tempos. Um belo dia, estava eu num jantar de cerimónia, quando a Senhora Condessa de Pechisbeque, sentada a meu lado, se "descuidou".

- Salve-me, senhor Bocage, salve-me, antes que o cheiro se espalhe!

Como cavalheiro, levantei-me, e chamei a atenção dos comensais batendo com a faca no prato, aclarei a voz e informei os presentes:

- A Senhora Condessa pede-me para esclarecer Vossas Excelências que o "pum" que ela deu... não foi dela, foi meu.

Há sempre um dia em que o "pum" se farta de ser apertado e resolve pedir para alguém reclamar e... sai um traque. Foi assim, na secretaria de Educação. Educação a arder? Usem água benta, há por lá muita.

Aí jazus, ai jazus, temos um pecado original... aí fica tudo muito clero, mas como já escasseia o fumo de incenso para disfarçar na comunicação social e ja não há ... "ópios dei", num dos matutinos, os esquemas do real "broquilha" vão sendo descobertos. Sabem, as vezes penso que só mesmo com uma "maçonada" nos cornos, é que isto endireitava. 

Já repararam, por exemplo, que o Secretário da Educação se apressou a reunir com os sindicatos, a acordar as progressões e a contagens de tempo de serviço dos professores? Decisão que estranhamente um governo de esquerda, como o governo da Geringonça, não assumiu no continente. 

O que parece ser um acto de bondade é na verdade um acto de bondage às ... finanças regionais. Ficam amarradas a um compromisso onde um dos principais beneficiados é... o próprio Secretário, a mulher, os amigos, compadres, alguns diretores regionais e seus familiares que são ... professores de escalões mais elevados. Alguns, poderão beneficiar de aumentos certamente de dezenas mas  possivelmente de centenas de euros nos seus salários mensais. Uma questão se coloca. E os outros funcionários públicos? Uma golpada silenciosa, aqui há silencio, mas não há inocentes. 

O "pum" não foi dele, nem assumirá, pois disfarça sempre. O problema é de todos os, que por exemplo, necessitem de cuidados de saúde e não há dinheiro. Decidir em proveito próprio e dos amigos, para usufruir quando deixar o cargo, com o dinheiro de todos, não é um "pum" é uma borrada total. Venham novos, que estes já tresandam.

Os Homens não são maus por natureza; atractivo interesse os falsifica, a utilidade ao mal, e ao bem o instinto, guia estes frágeis entes."