A aventura do espaço dos privados dá hoje mais um passo quando pelas 20:05 o foguetão Falcon Heavy da Space X se elevar nos céus da Florida, num teste com os olhos postos em Marte. Por ser um ensaio, a Tesla (empresa da qual Elon Musk também é proprietário) aproveitou a oportunidade para destacar comercialmente o seu novo roadster que será lançado a bordo, "conduzido" pelo Starman, um manequim vestido de astronauta com um dos novos fatos espaciais da SpaceX. Como curiosidade, Elon Musk informou que no porta luvas do carro estará uma cópia do livro “À boleia pela Galáxia” (um dos livros favoritos de Elon Musk), uma toalha e uma placa a dizer “Don’t panic”. Neste momento, o "check list" está no verde para os vários parâmetros que autorizam a descolagem do foguetão.
Com capacidade para elevar até órbita cerca de 64 toneladas métricas, uma massa superior a de um avião Boeing 737 com passageiros, tripulantes, bagagem e combustível, o Falcon Heavy pode levantar mais do dobro da carga útil do que o foguetão Delta IV Heavy, concorrente próximo, por um terço do custo.
Este teste leva o Falcon Heavy a comprovar a eficiência e segurança dos três núcleos de nove motores (Falcon 9), cujos 27 motores Merlin geram mais de 5 milhões de libras de impulso, mais ou menos o mesmo que dezoito Boeing 747.
Após o levantamento, os dois impulsores laterais separam-se do núcleo central e retornam aos locais de pouso para futuras reutilizações. O núcleo central, viajando cada vez mais rápido do que os impulsionadores laterais, também retornará para reutilização, mas pousa num navio drone localizado no Oceano Atlântico.
Na velocidade máxima, o único "passageiro", o Roadster, viajará a 11km por segundo e percorrerá 400 milhões de km. O lançamento poderá ser seguido em directo através do seguinte deste LINK .
Fica o vídeo. BOA SORTE !
Fica o vídeo. BOA SORTE !
O carro do espaço: