"Inimigo sem rosto"

Anda muita gente preocupada porque o Correio da Madeira tem um humor que coze os miolos em vez de picar, cada um tem os seus segredos culinários e até poderíamos carregar no sal mas não somos como o PSD-M que insiste na receita e queimou o prato que sempre prepara. Enriquecer poucos sobrando calotes para os outros.

Há uns anos, muitos e bons, talvez mais de 10, o programa Prós e Contras da RTP debruçava-se sobre o tema "Corrupção, inimigo sem rosto". Era um confronto, como normalmente, entre a Verdade ou Mentira, e diziam, como toda a história de Portugal relata, que espectro da corrupção e do tráfico de influências cobre o país com um manto de suspeitas.

Vencedores de votos comprados
Diziam que era fenómeno com "barbas" e que a justiça raramente consegue deslindar com clareza. Crimes que não deixam rasto mas desgastam a sociedade e a opinião pública. Por entre o trabalho da justiça e o rio de notícias na comunicação social, os portugueses procuravam entender a dimensão e as raízes do flagelo.

Não tem muitos dias, nós todos, calejados e imunizados perante a capacidade desta gente em inovar no perverso, fomos abalados na imagem que temos numa justiça que se sabia lenta mas onde a corrupção era tão só suspeita. Parece que vamos subir um degrau no descrédito das pessoas e das instituições.

O certo é que ninguém dá a cara, uns por medo de perder o trabalho, outros por serem perseguidos, muitos por rabos de palha. Se há coisa  que o corrupto ardiloso e espertalhão adora é que tudo se passe às claras com ele, ou seja, ele esconde mas quer saber da verdade de todos para assim manipular a seu bel prazer.

Quando se trocam as voltas e a verdade e o humor imita-os é algo irritante, são uns cabrões, umas fake news, uns inimigos, tudo ... mas é verdade e é humor ... muito sério. É o antídoto tal como os eleitores aprenderam as ser cínicos. Não compramos votos, somos seguidos por verdade e humor. Só é inimigo se não está do lado da verdade.