Perseguição na Escola do Curral das Freiras

DN edição impressa 21-02-2018 pág. 2. Amplie.
DN edição impressa 21-02-2018 pág. 3. Amplie.





















O Presidente do Governo continua impávido e sereno perante esta cavalgada opressora do secretário de Educação sobre quem possa brilhar mais que ele. Um flop este presidente. Sempre com o pensamento na linha do comodismo, nunca será desalinhado, muito menos renovador.

São várias as situações em que diversas pessoas sentiram na pele a fúria e o abuso de poder, o despotismo de um incompetente que persegue os que suspeita serem melhores ou diferentes no pensamento e na atitude. O que também me surpreende é que nada digam os colegas de governo quando não demonstra solidariedade financeira ou estratégica pois continua a fazer o seu jogo de promoção pessoal para que a sua imagem brilhe a custo de expedientes panfletários, numa comunicação social que há muito deixou de ser isenta, para além de distribuir tachos bem remunerados aos apaniguados elitistas. chulistas e carreiristas. Onde já ouvi isto?

Este espertalhão, oportunista, assina acordos, com os sindicatos que vendem o seu silencio, o que lhe garante a si, aos seus familiares e amigos próximos, aumentos salariais fabulosos através dos descongelamentos e contagens de tempo de serviço, enquanto professor que é, o que não acontece com os outros milhares de funcionários públicos, tendo o controlo da comunicação social como cereja no topo do bolo pois esta mesmo não querendo tolera mais a sua "tutela".

Este artigo de hoje, no DN Madeira, cheira a encomenda que tresanda. Serve para preparar a nota de culpa que será em breve emitida na sequência do processo que decorre contra o dito presidente do conselho diretivo. Prepara-se assim o terreno na opinião pública para justificar o castigo a aplicar, como acontece nas ditaduras.

Este individuo compra o silencio da comunicação social introduzindo os jornalistas sabujos, sem competência ou desempregados, pelos gabinetes dos seus colegas de governo, como por exemplo, M.A. e outros, controlando assim o chamado 4º poder que, na Madeira, pode bem ser conhecido pelo quarto phoder, pois muitos de nós sentimos o dito cujo a arder. Quantos dos colegas de governo sentem confiança nos seus adjuntos e assessores que esta figura ajudou a empregar? A informação e o tráfego de influências dentro do Governo, colocam, por exemplo, o Vice-Presidente nas mãos deste indivíduo. Tudo falha nas outras secretarias, mas sobre a secretaria da Educação reina o silêncio completo. Estranho, muito estranho. 

Poucos saberão que este secretário da Educação tem as pastas da educação, do desporto, da qualificação profissional, do ensino das artes, da educação especial, da comunicação social para além da pasta da Justiça e das Comunidades.

O Presidente do Governo estendeu a passadeira vermelha à incompetência e à ambição desmedida. Senão fosse a entrada do atual Vice-Presidente tudo estaria bem encaminhado para que alguma sondagem o indicasse para o melhor candidato a presidente do governo. Nada que já não confidênciasse nas jantaradas bem regadas com os seus amigos e diretores de outras escolas, que também não se sentem bem com os resultados da escola do Curral, considerada a melhor escola pública de Portugal, em 2015.

Numa freguesia com dificuldades sociais e económicas que dificultam a vida às famílias e prejudicam o sucesso escolar dos alunos, aparece nesta reportagem o presidente de Junta de Freguesia que se contradiz, dizendo que o Curral das Freiras está a apenas 20 minutos do Funchal e ao mesmo tempo afirma que não devia existir ensino de nível secundário para que os jovens tivessem contato com outras realidades.

O que acontece na realidade é que o presidente da Câmara de Câmara de Lobos, em conluio com o secretário de Educação e o presidente da Junta, procuram afastar o Presidente do Conselho Diretivo pela sua amizade pessoal com diversos elementos de outras cores politicas e a admiração que os pais das crianças e jovens nutrem pelo mesmo. Há aqui o perigo de voarem votos para outras bandas, pois o lado do PSD-M o povo já não nutre o mesmo apego de outros tempos.



Esta perseguição feroz ao Presidente do Conselho Executivo da Escola do Curral das Freiras é prova clara disso. O elevado conhecimento sobre Educação e a excelente capacidade de comunicação e dinâmicas de gestão que o dirigente da escola do Curral das Freiras apresenta, com diversos prémios e reconhecimento a nível nacional, nunca foram aceites pelo secretário da Educação porque somente ele pode ser referenciado na comunicação social e reconhecido como o todo poderoso da Educação.

Nem o facto ter sido eleito democraticamente pelos seus colegas fez parar a perseguição. Este presidente do Conselho Executivo, já tem o seu destino traçado. Vai ser perseguido até sair.

Este secretário atua como um autêntico eucalipto, seca os competentes e só ficam ao seu lado os lambe botas e os que lhe servem, mas que na verdade nas suas costas gozam com os seus parcos conhecimentos culturais, de comunicação e das repetidas piadas de mau gosto, sexistas e xenófobas das quais os seus subordinados riem para que nunca se zangue.

Quem o controla e o salva da queda é a chefe do seu gabinete, com um custo bem elevado para a imagem de todo o Governo Regional, é um governante bem controlado com trela curta. Oprime os fracos e lambe os que têm poder. Nunca se teve um governante tão opressor como este secretário de educação, uma cópia mal feita de dois produtos que idolatra mas que estão fora de prazo, o seu sogro, coronel aposentado e o antigo presidente do governo.

A culpa desta miséria de governante ainda existir é devido ao Presidente do Governo não os ter no sitio do costume... mas é tudo uma questão de tempo. Aí a culpa não será do Cafofo.


Dos homens ignoras, a índole errante? Quem é muito amado, não é muito amante.“