Quantas rampas Ro-Ro poderíamos ter no Porto do Funchal?

Rampa existente e de uso exclusivo do Grupo Sousa ... sem razão para isso.


Porque manter a confusão só com uma?
No Porto do Funchal, com uma remodelação adequada e reorganização do espaço, podemos ter até 3 rampas Ro-Ro com a zona munida de gare de processamento e duas saídas, uma para a rotunda do porto e outra para a Avenida Sá Carneiro. 3 efectivas, nada de obras do tipo um cais que não é cais como o 8. As rampas não têm grandes despesa de construção, a reorganização do espaço é que seria mais oneroso mas possível a custos controlados. Não precisamos de uma gare de processamento cara e que não funciona como o edifício principal da APRAM, precisamos de um pré-fabricado modular e espaço. A ideia principal fica, os pormenores só com outro governo. Este não governa para o povo e a economia da Madeira.

Local da Rampa Ro-Ro #2
Local da Rampa Ro-Ro #3

3 rampas não é um exagero? Com a mudança de paradigma não, é o número certo para as linhas regulares que deveriam existir e mais uma para eventualidades logísticas ou novas oportunidades. Nunca esquecer como alguns, usando e se dando como donos da única rampa Ro-Ro, desalojaram o Armas do Porto do Funchal, naquele célebre dia que mandaram retirar o ferry do Armas para colocar o seu para depois o armador espanhol poder voltar a acostar e terminar a operação. Não esquecer de como no Cais do Porto Santo os navios de cruzeiro vão embora porque o Grupo Sousa, despachada a operação do Lobo Marinho e a aguardar pelo fim da tarde para o regresso, não se posiciona ao largo para permitir o desembarque de passageiros dos cruzeiros. Se o poder político não mete na ordem ou se cozinharam regalias, protecções e blindagens que agora são incapazes de resolver então, constrói-se rampas na quantidade necessária. Ampliar as imagens pequenas.

E o porto do Funchal não passaria a ser um porto de carga? Tudo é despachado na hora. Tudo continuaria igual. Se for necessário "parquear" será noutro local, só se dirige nas horas indicadas. Nada de novo, sucede noutros portos.

Filme com a área:

A serra é alta, fria e nevosa; vi venir serrana gentil, graciosa ... , cheguei-me per'ela com grã cortesia, disse-lhe: senhora, quereis companhia? Disse-me: escudeiro, segui vossa via".