O Olimpo da retoiça


Há um tempo atrás foi aqui publicado no CM o artigo "O Falinhas Mansas e o Gato" que mexeu no sistema apodrecido da Direção Regional de Educação. Teve a virtude de fazer sair do famoso "armazém" da DRE, o auto intitulado "Gato", o famoso professor Miguel Varela, amigo íntimo do Secretario de Educação, que apressadamente veio comentar o referido artigo com um conjunto de mentiras, concretamente com estudos onde participou com a sua compincha a professora Regina Capelo. 

A "Rainha" (Regina) que foi despachada dos sítios onde trabalhou desde a Delegação Escolar da Calheta (terra de Casanova) passando pela Universidade da Madeira, onde foi amadrinhada pela professora Margarida Pocinho (de virtudes não é) e com quem cozinhou patifarias várias, até ser despachada e esta última ser hoje "persona non grata" na UMa após liderar uma tentativa de tomada do poder na Reitoria. 

Para bem da nossa academia não aconteceu, pois estas figuras, incluindo o Diretor Regional de Educação preparavam o seu futuro, após 2019. Delapidar a já frágil UMa é demasiado mau.

Como o CM prometeu investigar os comentários ao citado artigo, verificamos que aparecem nos ditos artigos e conferências vários nomes e entre eles o de Leonilde Olim, atual figura amiga do Secretário e do Diretor Regional de Educação e ex amiga da dita professora Regina Capelo e do Professor Miguel Varela, agora caídos em desgraça. Depois de utilizados e abusados, são hoje objeto de chacota e ofensas pessoais, lideradas por Leonilde Olim, com o conluio de Gabriela Magalhães, amiga íntima de Gonçalo Olim, Diretor de Serviços na DRE e irmão de Luís Olim, Chefe de Gabinete do atual Vice-presidente e do antigo Presidente do governo. É muito Olim, na Quinta Olin(da), sede da DRE. Será aqui o Olim(po) da administração pública regional. Não há ambrosia mas há muita retoiça. 

Acerca de Leonilde Olim, professora de alemão, um autêntico Panzer, por fora sem dúvida. Basta um primeiro olhar sobre a figura para assustar. Com toda a certeza também por dentro, pois espalha intriga e terror na Quinta Olinda, sede da DRE. Esta figura em tempos foi despachada do Sindicato Democrático de Professores, pois já ninguém aturava as intrigas e era elemento associado a figura de Jaime Freitas, o anterior secretário de Educação, que impediram de voltar ao sindicato quando cessou funções. A vingança serve-se fria.

Estas figuras voltam a ter poder e sede de vingança, com a reentrada gradual nos quadros de chefias da Secretaria de Educação. 

Se a SRE produzisse carros em vez de gerir a Educação, estes eram assim!
O que é algo comum a outras secretarias desta Renovação, mas na educação é em toda a linha, desde amigos a familiares o poder da linha Jardinista e do sempre presente clero, estão em todos os patamares de direção. A Renovação foi uma miragem. Assumiram o poder e exercem com práticas de violência, manipulação da comunicação social e perseguição a quem trabalha ou coloca questões que não são do seu agrado.  

Tudo isto acontece com a cumplicidade do Diretor Regional de Educação que sempre sorridente, (já sorri muito, ficará careca se isto muda para o careca da CMF?) utiliza de forma covarde estes cães de fila, que vão trucidando quem ele e o Secretário de Educação querem afastar ou manter em silêncio com medo. São pessoas perigosas. 

Mantenham estas figuras destacadas, mesmo que as escolas reclamem por mais professores, pois bicharada desta é melhor estar longe das nossas crianças. Contudo, a maldade é uma doença meus amigos e trata-se no local próprio e com algumas detenções.

Os citados artigos mencionados nos comentários ao artigo do CM feito pelo professor Miguel Varela e a professora Regina Capelo, assim como as propostas submetidas ao diretor regional têm da parte do CM apenas dois comentários:

- Primeiro, são falsos, pois não existem em nenhuma das publicações citadas, nem existem muitas das publicações ou eventos que mencionam. Todos os nomes envolvidos são cúmplices desta mentira cientifica. Também isto não nos surpreende pois teses e artigos plagiados são prática comum a algumas destas figuras.  

- Segundo, é muito estranho que propostas realizadas em 2017 ao Diretor Regional de Educação ainda estejam a aguardar o parecer do senhor diretor regional. Se assim for, muita preguiça e pouca vontade há para trabalhar. O que fazem as ditas figuras na DRE se nem para lhes analisar as propostas há tempo. Gastar milhares de euros em destacamentos que não produzem nada e ainda perturbam quem quer trabalhar, é um crime. 

Nas fases de euforia louca, estas figuras tiveram o apoio cínico e interesse do professor Marco Gomes, Diretor Regional de Educação e a autorização do secretário de Educação para gastar fundos do erário público para viajar para o Algarve, para a Polónia e sabe o diabo mais para onde, participando em conferências onde falavam para salas de aulas vazias ou com 2 ou 3 pessoas a assistir. Eles próprios. O CM tem provas gravadas (alguns já retirados) das próprias páginas das redes sociais destas figuras, onde aparecem outras cúmplices, que provam o que aqui citamos.

P.S.: O CM sabe que se estão a construir duas listas para competir pela liderança da Direção da Escola secundária Jaime Moniz. Consta que parte dos elementos do Conselho Executivo atual vão se candidatar contra uma outra lista liderada por Carlos Pontes. Sabemos que se estão a preparar "jogadas baixas" que incluem a Comunicação Social e as redes sociais contra esta lista, pois há quem precise de um lugar de destaque para regressar ao Liceu, não quer ser professor de ginástica. E como é natural nesta figura há que criar problemas e difamar quem ousar alterar os seus planos pessoais que incluem a proteção da dinastia atual.

"O Leão e o Porco

O rei dos animais, o rugidor leão, 
com o porco engraçou, não sei por que razão. 
Quis empregá-lo bem para tirar-lhe a sorna 
(a quem torpe nasceu nenhum enfeite adorna): 
deu-lhe alta dignidade, e rendas competentes, 
poder de despachar os brutos pretendentes, 
de reprimir os maus, fazer aos bons justiça, 
e assim cuidou vencer-lhe a natural preguiça; 
Mas em vão, porque o porco é bom só para assar, 
e a sua ocupação dormir, comer, fossar. 
Notando-lhe a ignorância, o desmazelo, a incúria, 
soltavam contra ele injúria sobre injúria. 
Os outros animais, dizendo-lhe com ira: 
«Ora o que o berço dá, somente a cova o tira!» 

extrato de Bocage, in 'Fábulas'