Turismo & turistas

A Madeira está a perder as suas imagens de marca


Continuam a fazer vista grossa há descida vertiginosa do turismo na RAM, temos de ser mais "agressivos", mais inovadores, trabalhar ao nível das acessibilidades aéreas, diversificação de produtos, entre os quais a organização de congressos, setor que está a crescer, turismo de saúde e a cultura, trabalhar  com programas de turismo de inverno com valores mais competitivos, em suma temos de ser mais  proativos  e não "dormir a sombra da bananeira".

Temos clima, temos camas que chegue, não entrem no agigantamento de monstros de betão, nem destruir o pouco que nos resta da orla marítima. estamos a cometer o erro do sul de Espanha com a construção desenfreada, o turismo fugiu.

 É urgente uma mudança de mentalidades, falta pessoas qualificadas para o sector, sem compadrios e cunhas, precisamos de pessoas competentes. O que temos atualmente é  iluminados que a única coisa que procuram para além do "Tacho" é o empobrecimento da nossa sociedade em prol de alguns grupos Económicos.

Quanto ao turismo de cruzeiros é o que se vê, má gestão, gestão danosa e preços altíssimos onde o GR cobra caro aos navios de cruzeiro para depois oferecer serviços e espaços portuários  a outro grupo económico do sistema, onde o lesado é sempre o povo.

Para alem disso entregou o Porto Santo ao grupo com transportes caríssimos e que está a destruir o turismo da ilha e a sufocar os porto-santenses,tudo em beneficio dos mesmos.. Temos Praia para o ano todo, falta é acabar com os Monopólios

Quanto ao sector e as suas apostas há que ter  uma ação muito forte, porque estamos também a lidar com concorrentes muito fortes. Basta ir a qualquer cidade europeia para ver cartazes desses países por todo o lado”,  A Madeira devia fazer o mesmo. “Temos uma imagem positiva, somos um dos melhores destinos da Europa e do mundo, temos serviço e qualidade. Mas o que se passa hoje é que um inglês ou um alemão, ao ir a uma agência de viagens, tem pacotes de uma semana a €300 para a Turquia e para a Madeira  €1500” mínimo. Além da Turquia, a concorrência também vem da Tunísia ou do Egito.  Há que proteger o turismo e dinamizá-lo de forma a que seja sustentável e permanente.  Ainda que já ganhamos vários prémios a Madeira não é um grande destino turístico, desiluda-se, mas poderá vir a ser com gente seria e competente.

Assim vamos, sempre a descer e sem soluções aparentes com quebras homólogas na casa dos 3,4% em termos acumulados (em Julho a descida foi de 9,4%). na Madeira, que estão entre as principais regiões turísticas.

A titulo de bons serviços temos os Açores, o volume de dormidas subiu 4,1% nos primeiros quatro meses. Acordem enquanto é tempo, prémios não são receitas.

Mas, fazer turismo é o que se vê mais, quando é para receber o prémio em Lisboa vai a subalterna mas quando é "Bora Bora" vão os importantes com as famílias ... . Fazer turismo é o que alguns políticos fazem sob o ponto de vista do povo, a utilidade é "zero" mas para eles está tudo salvaguardado.

O panorama é desolador. Recordo, tão só, dois factos dos quais poderemos tirar diversas ilações e avaliar quem terão sido os coveiros e cangalheiros do PSD regional. Sempre com o silêncio e beneplácito de muitas estruturas directivas e com um estranho desinteresse por parte da grande maioria dos militantes.


Vamos aos factos, em 2016 em que o anunciado "messias" acompanhado pelos seus vassalos tomaram o partido de assalto, com promessas e mentiras tal como fizeram aos eleitores madeirenses, ganham as eleições regionais, posicionando no seu "tabuleiro" os amigos e demais famílias para o assalto final, afastando tudo e todos os que ainda tinham valores mas faziam sombra nas possíveis negociatas e interesses pessoais.

Uma das pedras principais o "vilão do Faial" com muito mau caráter e que politicamente falando é um zero, o mesmo zero que o amigo de bancada despacha para os outros mas com faro para os negócios pessoais.

Cuidado com as conversas dos bandidos, sempre muito emocionais para esconder muita coisa ...