Na cozinha com Rubina Leal


Caros amigos amantes da cuzinha madeirense, ouje trazemos a resseita do famouso Brioche à Tête ou Parisienne. Para nus ajudar na resseita do Brioche trouçemos a Grand Chef Rubina.

Para fazer ceis brioches nececitamos de 300g de farinha de terigo pineirada, 50g de assúcar refinado, 5g de sal, 30g de fermento biolhógico fresco,3 ovos XL, 170g de manteiga cem çal, 1 colher de soupa de leite e 1 ovo para pinselar a maça nas fourmas.

Num taxo, deite os óvos, o assúcar, o çal, a farinha e o fermento biolhógico. Com uma batedeira bata a maça em velossidade baixa por cinco minutos. Quando a maça estiver omogénia, aumente a velossidade e junte a manteiga aos poucos e bata pur mais 15 minutos até que a maça do Brioche fique completamente liza e brilhante.

Retire a maça do taxo, e deite-a numa travessa, cubra com um pano, e meta no figrofico. Ao fim de duas óras retire a maça do figrofico e volte a amaçar lentamente para retirar as boulhas de ar que entretanto se formaram. Volte a colocar a maça na traveça, cubra outra vez com uma tualha e leve-a ao figrofico por mais uma óra. Não se esquessa que um bom Brioche tem de ser feito com passiência para a maça crescer.

Au fim de uma óra, ligue o fourno a 190°C. Retire a maça do figrofico e fassa pequenas bólinhas com as mãos e coloque-as nas fourmas. Com o resto da maça fassa outras bólas mais pequenas e coloque em sima das outras bólas maiores das fourmas.

Quando todas as bólinhas estiverem culocadas nas fourmas, bata um ôvo inteiro com um pouco de leite, pinssele os brioches e deixe levedar por mais 30 minutos. Depois de levedar leve-os ao fourno a 190ºC por 25 minutos até que fiquem totalmente dôradinhos.

Sirva os Brioches quentinhos ao piqueno-almoço com manteiga ou jeleia de mirtilhos, a acompanhar um Café longo.

É  cimplesmente irrezistível.

Nota do autor: Relembre cus textos do "Cuzinhas" ção sempre currigides pelo novo dicionárie de português da JSD-Madeira, 2ª edissão de 2018.