O simulacro é um simulacro



O Cristiano Ronaldo vai realizar na quarta-feira, 3 de Maio, um exercício de emergência à escala "total", iniciativa onde vão ser “accionados todos os meios de socorro envolvidos no Plano de Emergência” da infraestrutura aeroportuária. O simulacro de emergência arranca às 00:30 horas e deverá prolongar-se por um período de seis horas, envolvendo os meios internos de socorro do Aeroporto da Madeira, bem como entidades externas como a Proteção Civil, PSP, GNR, Polícia Judiciária, SEF, Alfândega/Autoridade Tributária, Autoridade Marítima e Polícia Marítima e Comando Operacional da Madeira. Pretendem, com este exercício cumprir com o recomendado pela ICAO (International Civil Aviation Organization), no que respeita à realização de Exercícios (Vertente Safety), avaliar o tempo, coordenação, execução da evacuação e salvamento”. Link notícia DN.


Esta foi a parte bonita. Agora vamos às questões!

O simulacro acontece a uma hora ideal, de madrugada com tudo a dormir e quando não há aviões a aterrar no aeroporto. Acontece com tudo avisado para correr com excelência. A malta comparece para arrancar para a festa com hora marcada. Ninguém é acordado para demorar esse nadinha para ir para o serviço ou para o acidente. Tudo perfeito. E se fosse numa segunda feira, às 9 da manhã, com via rápida entalada de trânsito, morre toda a gente porque nunca praticaram nem previram ou tiveram planos alternativos? Não tem nada a ver mas esperemos  que o simulacro não seja como outros como no túnel do caniçal, com tudo fechado pela polícia e, em condições ideais, dois "figurantes" a usar um extintor num carrinho com um pano a arder e está o simulacro feito. No dia em que estiver um carro verdadeiro a arder, com 5 camiões lá dentro, uma cisterna e sem espaço para passar bombeiros vão ver como estes simulacros estão viciados.

Querem apostar como vão aparecer meios de muito longe porque o simulacro nunca vai dizer que há falta de meios nos locais certos e nas distâncias recomendadas? Como já se vê ambulâncias de Câmara de Lobos a fazer serviço no Funchal porque não as temos em número suficiente na capital por avarias e por estarem obsoletas. Temos simulacros à medida para inglês ver. Quem vos ensinava era o Diabo no Inferno.
Tretas tretas tretas a mim é que não me levam mais era o que faltava ou um ou outro é um aldrabão disseram-me que o pai natal descia pela chaminé e eu acendi o fogão para lhe queimar o rabo para ele dar um grito para eu o ver e nicles quem ficou com o rabo a arder fui eu que levei bumba no toutiço por ter gasto gás é só para ver como as coisas são disseram-me que ele trazia presentes do céu e o que ele me trouxe foi uma camisola que eu vi numa montra duma loja em saldo com o preço e tudo isto quer dizer que o Céu fica na Rua dos Fanqueiros ..."