Análise à entrevista de Gil Canha


O fogoso Gil Canha deu uma entrevista à Antena 1 Madeira, no programa Entrevista Política, que ouvi atentamente e passo a comentar.

Para o cidadão comum que quer estar a par ou "ler" como como anda a política regional, anotam-se diversas questões que, em vez de definir, lançam mais questões e suspeições.

Para mim, e desde sempre, a ALR é um lugar de abanar cabeças onde se aufere um bom ordenado e se reformam rápido num exemplo que representa de forma atroz o povo porque têm ordenados e regalias que ofendem para a produção que têm. A ALR é o órgão que mais falhou na Autonomia, não fiscalizou nada, deixou passar tudo.

Nesta entrevista pude comprovar que no que existe de produção legislativa esta é um passatempo e a que importa fica na tal gaveta como forma de proteger os interesses instalados na Madeira. No impasse das maiorias, que tem sido sempre para o mesmo lado, até os fogosos se adaptam à dura realidade, resignam-se, a nossa democracia está maniatada. A ALR só vai funcionar no dia em que não houver maiorias e o debate contar. Julgo até que, nesse dia, se verão muitos atarantados sem saber como se pratica a verdadeira democracia.

O deputado Gil Canha é hábil mas denunciado, está permanentemente a lançar uma dúvida sobre que tipo de pessoa é realmente Paulo Cafôfo e ensaia a sua perseguição de diversas formas. Desde logo pela insistência onde aqueles que lhe puseram uma cruz em cima pelo ressabiamento vacilam e ouvem. Pretendem com isso retirar observações para eles próprios poderem comprovar. Por outro lado, dizer que até ia de cruzeiro com Miguel Albuquerque e Alberto João, porque têm humor, para indicar que até votaria neles se Paulo Cafôfo estiver contenda, é arruinar todo trajecto político e desvalorizar as acções que tomou, entre outros colegas, para derrotar Jardim e que depois degeneraram em acusações em tribunal, perseguições e todo tipo de acções políticas muito além do são com ofensas corporais e desrespeito pelos bens.

Gil Canha deu a entender que apaga toda a luta do passado para derrotar Paulo Cafôfo e que prefere mais 40 anos do mesmo em vez de dar o benefício da dúvida. Ou seja, Gil Canha prefere o PSD no poder prosseguindo o seu sectarismo e enriquecimento dos mesmos, do alimentar de lobbies que amarram a Madeira, de não ser um partido do povo mas das elites onde, se calhar e por outros caminhos, Gil Canha também acaba por pertencer.

No entanto fica o seu aviso, ouvimos sempre. Sabe-se que PSD e PS sempre foram partidos de lobbies e que tendo o PSD da região enriquecido e favorecido a vida de alguns na oposição, e até relacionarem famílias por casamentos, que provavelmente um PS no poder vai permitir os Ramos e os Sousas na mama de sempre, que cederam à omnipresença destes depois de 40 anos a blindar negócios e a política para no momento da mudança de aragem estar tudo tão maniatado como na ALR. Não será por isso que cada geração deverá ensaiar e efectivar uma melhor Madeira para entregar às outras um "novo mundo".

Por outras palavras, Gil Canha adopta a tentativa do PSD Madeira de dizer, sem remédio, sim nós somos maus mas os outros são piores e entre os dois escolham o mal menor. Mas também diz que o povo pobre, falido, sem saúde, etc, deve se resignar e apostar nos que conhece que são maus sem sequer dar o benefício da dúvida, situação tantas vezes aplicada pelo PSD Madeira e que o tornou incompetente. Gil Canha não quer permitir a selecção natural focando numa pessoa como se o resto não valesse.

As Regionais de 2015, falida a Madeira, foi a última oportunidade do PSD Madeira para mudar de vida e o que fez foi enganar o povo mentindo, ficou tudo igual, afinal os "novos" dentro do mesmo partido, apesar de dizerem o contrário, foram piores e deste facto Gil Canha não falou. Na vida de todos os madeirenses há uma palavra chave: oportunidade. Ninguém se destaca se não tiver uma oportunidade, é isso que pretende Gil Canha e o PSD Madeira que, cada vez mais, se confundem. 

Depois de 40 anos efectivos e que conhecemos estão a dizer para não dar oportunidade ao desconhecido, criam o medo. Estão a jogar tudo porque se o poder muda de mãos até pode vingar e dar alguma coisa ao povo que agora não tem nada, só vê a Madeira dos mesmos intitulada Nova mas tal como a velha de senhorios.

Se tudo isto for verdade e chegados às Regionais de 2019, a Madeira tenderá a dispersar os seus votos pelos partidos. Os pequenos e alternativos crescerão e Gil Canha até atingirá em parte os seus objectivos. Fica claro com o "até ir de cruzeiro com Jardim e Albuquerque" quando Cafôfo entra em jogo que, nas passadas Autárquicas, Canha de facto fez o jogo do PSD Madeira contra Cafôfo. Era denunciado mas agora com menos cuidados linguísticos foi claro. Este tipo de atitude é tão avaliável quanto a de Cafôfo.

Põem-se a questão fundamental, será Gil Canha depois de tanto alvoroço um peão que estica a corda para recolher benefícios ou será um indivíduo que está a escolher o mal menor? E o resto da democracia? É a questão em aberto mas, a sua moral e a sua história foram apagadas para atingir o fim que persegue: derrotar Cafôfo. E, não falou de questões fundamentais para o futuro da Madeira, está obcecado.

Agora faça a sua opinião ouvindo o programa radiofónico de 30 minutos, Entrevista Política com Gil Canha na Antena 1 Madeira: