Na cozinha com Sara Relvas


Olá amantes da cuzinha madeirençe, ouje trago-vos “Castanhas saltiadas com cugumelos”, e para nos ajudar nesta resseita está comnousco a grande Chef Sara Relvas espessialista em cugumelos alucinójenios.  Para quem não cunhesse, a Chef Sara gosta muito de cuzinha  gormé  e  é espessialista em caldeiradas. Nos vários restaurantes famosos por onde andou, deixou vários pratos inesquessíveis mas alguns não deixem çáudades.

Para esta resseita precizamos de 500 gr de Castanha preferencialmente do Curral das Freiras, 50 gramas de margarina, 80 gr de cugumelos, uma sebola, 50gr de Beicon, çal e pimenta q.b.

A Sara recumenda o cugumelo Lactarius Uvidus porque o látex produsido por este cugumelo tem um gousto muito apimentado. Embora descrito por muitos micolojistas como não comestível, por ter um gosto asedo, a Sara counsidera esta espécie de cugumelo um dos melhores por ter um gousto a condiser com a sua personalidade. A Sara aconçelha que se escolha muito bem os cugumelos no que respeita à sua frescura, porque como se sabe, o cugumelo pode-se tornar intragável, prigozo, e de difícil dijestão.
Embora a Sara tenha fama de ser uma Chef de resseitas cumplicadas, esta resseita é um bom ezemplo de uma resseita simples e delissioza.

Comessa-se por cuzer as castanhas em água temperada com çal. Escorrem-se, descascam-se e reservam-se. Aloura-se o beicon cortado aos cubinhos numa fresjedeira. Depois de bem dourado, adissiona-se a sebola, finamente picada, e a margarina. Quando a sebola estiver transparente, juntam-se as castanhas e deixa-se alourar. Lavam-se os cugumelos e cortam-se em lâminas, juntando às castanhas. Tempera-se com pimenta e deixa-se saltiar durante mais 10 minutos, mechendo de vez em cuando.

Para quem gosta de pratos çalgados e picantes, esta uma exselente resseita para ser çervida  infeitada com tumilho ou sogrelha como entrada para pratos mais fortes.

Até para a semana, e em caso de azia tome hópramazol em gejum.