Escolhido à sorte



Digamos que é que como pedir a um
Engenheiro de Minas que.
para assar frangos no churrasco,
traga a calculadora.

Como é sabido, os empregos públicos são dos mais cobiçados, não porque se ganha bem, mas porque trabalhe-se ou coce-se a micose, o ordenado está garantido e seguro.

Com o fim das restrições do PAEF, Programa de Assistência Económica e Financeira, surgiram as oportunidades para a contratação pública de quadros para a Função Pública e a Madeira não foi exceção.

O Correio da Madeira deu uma olhada aos últimos anúncios do JORAM e encontrou publicações de oferta de emprego que se não fossem reais seriam hilariantes. Alguns são tão restritivos que apenas falta a foto do concorrente e o nome para indicar o sortudo. 

Por exemplo, num desses anúncios é exigida a licenciatura numa determinada e única Engenharia, e que nem tem nada a ver com as funções que irá exercer, e mais, exige-se que tenha inscrição válida na Ordem dos Engenheiros. Digamos que é que como pedir a um Engenheiro de Minas que, para assar frangos no churrasco, traga a calculadora.

Voltemos então à exigência de estar inscrito na Ordem dos Engenheiros. Se o ato de engenharia é tão importante, o concorrente não poderia se inscrever na Ordem apenas antes de assinar o contrato, isto é, se for ele o escolhido? Repare o leitor que se concorrerem 100 Licenciados, a Ordem dos Engenheiros mete, sem esforço nenhum, uns milhares ao bolso. Será porque é uma exigência legal ou apenas porque, por coincidência, o Secretário da tutela é Vogal do Conselho Diretivo da Delegação da Madeira da Ordem dos Engenheiros?!

A bem da transparência, o Correio da Madeira recomenda às Entidades Publicas que as ofertas de emprego, exijam uma licenciatura em xpto com média de 11.877 valores da Universidade da Madeira, a inscrição nas duas Ordens, o cartão do partido com as quotas em dia e voto garantido no candidato certo,  o Cartão de sócio do Club Sport Marítimo com as quotas em dia e ainda o documento comprovativo de dador de sangue.

Claro que a culpa disto tudo, é do Cafofo! Esse peste está em todas mas ... adivinhe por aqui: LINK JORAM 28 de Dezembro de 2017