Na cozinha com Albuquerque


Viva amigos fãs da cuzinha madeirence, ouje continuamos com a noça rubrica quinsenal de culinaria, e desta vês, connosco vai estar o grande Chef do Partido Sussial Demucrata da Madeira, Miguel Albuqueque, que nos tráz a famosa resseita de "Milho cuzido com Caldeira de Cabessa de Espada Preta", que já lhe deu a ganhar uma estrela Mixelim.

Para ceis pessoas, dever-se-há utilisar 250g de farinha de milho branca 100% pura e 250g de farinha de milho amarelo, caso não tenha pussibilidade de obter estes dois tipos de milho no mercado madeirence, pode utilizar Harina Pan impurtada da Venesuela que é muito boa.

Para este prato conveim ter varios Tachos de cualidade disponiveis. Deitar 2 litros e meio de àgua fria num Tacho grande juntamente com dois dentes de alho rude-mente picados com dois raminhos de sogrelha fresca e um fio de aseite, e çal groço a gôsto.

Quando a àgua estiver Morna deitar aos poucos a farinha de milho, mechendo com uma culher de pau, de forma a não deichar criar carossos. Caso a farinha de milho encarosse mecha incistentemente sempre antes de acrescentar mais farinha.

Depois de ter a certeza que a farinha ficou bem dissulvida, deiche ferver, mechendo de vez em quando, confirmando se não tem carossos. Caso a papa esteija a ficar muito dura acrescente água Morna a olho. O resultado deve ser uma maça concistente que escorregue lentamente da culher. O tempo de cuzedura aproximado é de 50 a 60 minutos.

Ao minuto trinta da cuzedura deve juntar cerca de 100gr de couve vêrde picada e 100g de turresmos, que lhe vão dar o sabôr a carne imprescindível a este prato Gormé.

Entretanto, para a caldeirada, e num outro Tacho, deite um litro de água, um fio de aseite, alho, çal, dois tumates muito maduros picadinos, uma cebola regional do Canisso, uma colher de xá de culurau, uma folha de lôuro fresco, e 10 sentilitros de vinho branco. Depois de ferver durante 20 minutos deite as duas cabessas de espada preta. E deixe cuser por mais 10 minutos.

Depois de pronto, deve-se servir bem quente acompanhado com a caldeira. Este prato tipico da Madeira deve-se cumer com uma culher de soupa, mulhando o milho quente na caldeira antes de ir à bouca. As cabessas da espada devem ser xupadas.

Embora seja um prato facil de confessionar, o segredo está no modo de servir. O Chef Albuqueque recumenda que se tome muito cuidado, pois a farinha de milho quente pode  causar danos irreverciveis no corpo umano. Este prato típico era muito famoso no restaurante do CIMAD que já nos abituou a boas caldeiradas.

Os restos do milho, depois de frios, deverão ser usados para curtar aos cuadradinhos  e fritar, pudendo cer cervidos com "bifes de Atun au moulho  vilão", mas isso é outra resseita que traremos noutra opurtunidade.

Daqui a quinse dias iremos traser a resseita de arrôs de lapas do grande Chef Câmara.

Até lá, boas cuzeduras.