Merceeiros de Fibra Ótica

A EMACOM - Telecomunicações da Madeira, Unipessoal, Lda. é uma empresa de telecomunicações detida a 100% pela Empresa de Electricidade da Madeira. A EMACOM possui uma rede Backbone em fibra ótica em toda a Madeira e presta serviços de aluguer de circuitos a diversas entidades privadas e publicas onde se inclui o próprio Governo Regional.

Muito recentemente foi notícia que a EMACOM assinou um contrato de 13.6 milhões de Euros para o fornecimento de serviços de comunicações de fibra ótica intercontinental. A ligação deverá ter 1.090 quilómetros e deverá estar a funcionar em 2020. O sistema terá uma capacidade de débito de 18 Tbs (TeraBits por segundo) ou seja, trinta vezes mais rápido do que as atuais ligações.

Nada disto seria estranho se o Governo Regional e os responsáveis pelo projeto não tivessem anunciado com convicção que esta ligação irá beneficiar os consumidores em mais de 200 euros anuais poupando assim mais de 11 milhões de euros/ano(*)  aos consumidores.

Estranho? Sim e muito! Façamos então as contas de merceeiro. As contas da EEM foram efetuadas considerando cenários dantescos desatualizados, o normal quando se quer atingir um objetico e não um resultado idóneo. Um dos pressupostos foi que os preços médios mensais para o fornecimento de TV e Internet cobrados pelos dois operadores, MEO e NOS-Madeira, situavam-se nos 45 euros.

Para as contas, o Estudo da EEM considerou também que existe um mercado potencial 55000 ligações FTTH (Fiber To The Home) e considerou-se ainda que o 3º operador (VODAFONE) oferecia no mercado português o mesmo serviço por 29 euros, ou seja, a diferença entre os operadores atuais NOS, MEO e a Vodafone era realmente de 16 euros mensais, ou seja, por coincidência, os tais 200 euros anuais da poupança anunciada.

Mas aqui é que a porca torce o rabo, não é preciso ser nenhum doutorado em Engenharia ou Economia para ver que não é correto fazer as contas assim, comparando os preços dos serviços prestados no Continente Português com os da Madeira, sem conhecer os custos de exploração.

Genial o estudo? Não sejamos ingénuos! Há muito que se sabe que a VODAFONE anda nos corredores escuros da EEM a negociar a ligação em fibra ótica nos clientes da EEM e assim poder prestar o serviço de Internet e TV no mercado madeirense a preços competitivos.

A pergunta que se pode imediatamente colocar é que se o interesse é todo da Vodafone, porque é que não foi a Vodafone a contratar o cabo de fibra em vez da EEM? A resposta até pode ser simples! Este investimento pode ser um excelente negócio para a EMACOM e além disso a Vodafone teria de construir uma rede FTTH onde a NOS e a MEO já dão cartas. Portanto, não é demais suspeitar  que toda esta  história da fibra tenha uma mãozinha secreta da Vodafone.

O problema destas contas de merceeiro é que, neste momento, o preço ao consumidor da internet com TV e telefone da NOS-Madeira e da MEO situa-se já nos 30 euros, isto é, mesmo sem os 13.6 milhões da fibra ótica, o consumidor já poupa os tais 200 euros que o Governo anunciou.

Assim sendo, e não esperando daqui qualquer promessa eleitoral, é espectável, que com a poupança dos 200 euros anuais prometidos pelo Governo Regional, os madeirenses passem a ter 300 canais de TV, Internet a 1Gbs e Telefone a menos de 15 euros.

Vamos esperar sentados. Há cada vez mais privados a fazer fortunas com o dinheiro e bens públicos e na ALR nem sonham nem querem saber.
Os negócios consistem muitas vezes em matar o nosso filho favorito para deixar que outros tenham sucesso.
Harvey-jones, John
(*) Conta de merceeiro = 16 euros X 12 meses X 55000 clientes) = 11 milhões euros