Se o Turismo não acorda ficamos de corda ao pescoço

 
Continuam a fazer vista grossa à descida vertiginosa do turismo na RAM, temos de ser mais "agressivos", mais inovadores, trabalhar ao nível das acessibilidades aéreas, diversificação de produtos, entre os quais a organização de congressos, setor que está a crescer, turismo de saúde e a cultura, trabalhar com programas de turismo de inverno com valores mais competitivos, em suma temos de ser mais  proativos  e não "dormir a sombra da bananeira". Toda gente já tem iluminação de Natal e mercadinhos de Natal, a Madeira não tem nada! O Natal começa em Novembro, os senhores do Governo quando viajam não vêem nada? Ou é encher o pandulho no Lounge VIP?
 
Temos clima, temos camas que chegue, não entrem no agigantamento de monstros de betão, nem destruir o pouco que nos resta da orla marítima. estamos a cometer o erro do sul de Espanha com a construção desenfreada, o turismo fugiu. agora nem a pataco e só arrastam clientela rasquinha.
 
É urgente uma mudança de mentalidades, falta pessoas qualificadas para o sector, trazer a experiência de volta, sem compadrios e cunhas, precisamos de pessoas competentes. O que temos atualmente são iluminados que a única coisa que procuram para além do "Tacho" é o empobrecimento da nossa sociedade em prol de alguns grupos Económicos.

Quanto ao turismo de cruzeiros é o que se vê, má gestão, gestão danosa e preços altíssimos onde o GR cobra caro aos navios de cruzeiro para depois oferecer serviços e espaços portuários a outro grupo económico do sistema, onde o lesado é sempre o povo. Tem piada estragarem o bom negócio para continuar a passar a mão no pêlo da chulice. Para além disso entregou o Porto Santo ao grupo com transportes caríssimos e que está a destruir o turismo da ilha e a sufocar os porto-santenses, tudo em beneficio dos mesmos. Temos Praia para o ano todo, falta é acabar com os Monopólios 
 
Quanto ao sector e as suas apostas há que ter  uma ação muito forte, porque estamos também a lidar com concorrentes muito fortes. Basta ir a qualquer cidade europeia para ver cartazes desses países por todo o lado”. A Madeira devia fazer o mesmo. “Temos uma imagem positiva, somos um dos melhores destinos da Europa e do mundo, temos serviço e qualidade. Mas o que se passa hoje é que um inglês ou um alemão, ao ir a uma agência de viagens, tem pacotes de uma semana a €300 para a Turquia e para a Madeira  €1500 mínimo. Além da Turquia, a concorrência também vem da Tunísia ou do Egito.  Há que proteger o turismo e dinamizá-lo de forma a que seja sustentavel e permanente. Ganhar prémios não vende o destino turistico, está á vista, desiludam-se. Só com gente séria e competente.
 
Assim vamos, sempre a descer e sem soluções aparentes com quebras homólogas na casa dos 3,4% em termos acumulados (em Julho a descida foi de 9,4%). A Madeira está entre as principais regiões turísticas, o que se passa? Só o aeroporto não justifica, a promoção, o preço, o contacto permanente conta.
 
A título de bons serviços temos os Açores, o volume de dormidas subiu 4,1% nos primeiros quatro meses.
 
Acordem enquanto é tempo. Vamos continuar a construir mega hotéis para menos turismo e matar os hotéis pequenos e a qualidade? Queremos turismo de massas se não temos espaço? E já sabem que vão sair mais 4 companhias aéreas e entrar duas mas que o resultado é sempre a mingar?