Laranjas e rosas



Antes de serrar o meu querido de estimação, quero agradecer à Nespresso por ter aberto uma loja na Madeira, assim tenho a garantia de beber um café decente nesta terra. Quando tiverem uma máquina a pilhas ou ligada à bateria do carro avisem que não ponho mais os pés nesses milhares de cafés da cidade que de um café fazem dois, que não sabem puxar um "nero" celestial e que se diz curto e os estupores trazem sempre cheio. Ninguém recebe formação para tirar bom café, é só água de batatas! E o impressionante é que cobram! Com um Kazaar na moleirinha ninguém snifa cocaína. Gostam do meu arranjo de laranjas e rosas? Combinam cada vez melhor.

Pronto já aliviei os bofes, agora o meu querido de estimação. Hoje vi ... espera que vou ver quem, o texto do Gil Vicente, acho que no CM está tudo a ficar marado, não sei se é contágio mas parece que já brigam para ver quem serra melhor. Mas dizia, o Gil Vicente serrava no Porto Santo que segundo os governantes, vai ser a primeira ilha totalmente verde, ecológica, um santuário, com o vice a promover carros eléctricos. O que tem piada é ser um drogado dos rallies, castrol, ruído, fumo, etc. Ai se perde, dá-lhe uma azia. Depois lembrei-me, porque é que o amigo dele, dono do Gás Natural, bonzinho para facturar à EEM e um ou outro navio de cruzeiro enquanto não mete o prego, não diz ao dono do ferry da PSL para, depois de converter o navio para o combustível mais rasca e poluente do planeta, não converte de novo o tututututututu para gás natural? Então pá, para estar de acordo com o projecto de ilha mais que tudo verde. Sua burra porque o Sousa é dono do governo, do gás natural e da PSL, da operação portuária, dos cargueiros, de hotéis, dos camiões e dos transitários, dos ... "Portantes", bico Calado, o homem está aqui para fazer fortuna não para ser verde. Comam do combustível mais poluente enquanto o vice-presidente faz o teatrinho em terra. Tuca, chupa que doce.

Já com o meu querido em dois, como fazem aqueles mágicos a serrar o caixão, com pés para um lado e cabeça para outro não me está a apetecer juntar, vou serrar mais um bocadinho noutra coisa.

Há ruas no Funchal que me fazem perguntar porque é  que os carros vão à inspecção e não as ruas. Para já, tinha que haver outra denominação para algumas vias onde passam automóveis, do tipo trincheira, vala comum, zona de guerra, desvio de bombardeamento, mantas de bananeiras, leito de ribeira, etc. Uma pergunta, só vamos ver alcatrão nas próximas eleições autárquicas? Tou f....... , o carro desmancha-se.

Já agora, penso que não é culpa da CMF, os condutores como eu já repararam que os espelhos que facilitam a circulação nesta cidade estão quase todos tortos e não ajudam coisa nenhuma? Penso que foi uma besta com os cornos grandes que andou a embarrar naquilo mas, também acho que tal como os funcionários da câmara não andam nas estradas, não ligam aos espelhos. Só pode, andam de teleférico. Já agora, outro agora, isto é como as cerejas, há pelo menos dois semáforos no Funchal que qualquer dia amanhecem no chão, se os verem a dormitar foi o Sttau, passam várias vezes os ciclos até que eu furo o vermelho ou alguém bate no vidro para me acordar. Se me aparecer um polícia em passo por cima, se aparecer o programador dos semáforos também por cima. Não vou dizer quais porque tenho-os na mira. Claro que depois entrego a carta de condução sem pontos mas fico com a de Patrão do Costa que dá para navegar com a quantidade de furos e derrames de água que há no Funchal. Quando o Cafôfo souber que sou Patrão do Costa até me beija. Olha que a navegar pelas estradas tem-se uma viagem mais confortável. O Cafôfo porque não responde ao Calado e entrega Jeeps 4x4 à malta?

Vão dormir e sejam torcidos. Porrada nos gajos. Abraço do Sttau.
Esnobar é exigir café fervendo e deixar esfriar."
Millôr Fernandes