Na cozinha com Sara André



Caros amigos amantes da cuzinha madeirençe, ouje trasemos um Cuzido à Madeirençe, e para nos acompanhar nesta resseita está com-nosco a grande Chef Sara André espessialista em cuzidos de pourco. Como se sabe, o cuzido à madeirense não leva, nem carne de vaca, nem carne de galinha, e a Chef Sara é famosa por ser fiel aos seus princípios. Nunca é demais lembrar que os cuzidos da Chef Sara são tão famósos que até recebe  incomendas  de pessoas importantes do PSD-Madeira.

Vamos então ao Cuzido da Chef Sara. Para um Cuzido para quatro peçoas, calculamos aprocimadamente 4 unhinhas de pourco, 2 orelhas de pourco, dois rabinhos de pourco, 250 gr de intremeada e 250 gr de lombo com o imprescindível côiro.

No dia anterior escalda-se a carne já curtada em cubos grandes, e como a Sara não gosta de pêlos na carne, recumenda que se remova com uma faca, ou então, que fassam como ela que usa a sua Ladyshaver. Depois de bem limpa çalga-se a carne numa terrina deichando uma noite a marinar no çal para ficar rijinha e saburosa.

Para a resseita, descasca-se cuatro cemilhas, duas batatas-doces, duas cenôras e uma couve branca média.  Parte-se tudo em cuartos e rezerva-se.  Embora o cuzido à madeirense leve nabo, a Chef Sara não costuma deitar porque não gosta de nabos de qualquer especie.

Entretanto num taxo deita-se a carne de pourco, um raminho de sogrelha, çal a gosto e àgua sufissiente para abafar a carne.

Cose-se a carne durante 30 minutos em lûme forte, e depois junta-se a côve, a çemilha, a batata e as cenôras. Pica-se com um grafo uma farinheira, uma morcela e um chourisso, para que estes libertem o seu sabor caraqueterístico nas verduras. Junta-se mais água, de modo a inundar completamente o cuzido, e cose-se por mais trinta minutos. Com um garfo vá verificando o estado de cosedura da côve, das çemilhas e das cenôras.  Não se esqueçam que um bom cuzido tem de ser feito lentamente para apurar todos os sabôres e ter os efeitos dezejados.

Entretanto meta 200gr de cúscús num cúscúseiro e deixe coser no vapor do cuzido. Em alternativa pode sempre preferir arrôs, cuzendo-o à parte noutro taxo retirando alguma água do cuzido para o arrôs. Para uma xávena de arrôs agulha, duas xávenas da água do cuzido currijindo o çal.

Quando tudo estiver cuzido retire da água, corte os enxidos às rodelas e sirva tudo na mesma traveça.
O cuzido deve ser acompanhado por um bom vinho tinto. Para sobremesa, a Sara recomenda  uma  laranja ácida para curtar a gurdura que faz muito mal ao costrol.

Como a Chef Sara costuma aproveitar tudo, ela recomenda que se utilise o caldo do cuzido e os restos  para uma "Rôpa Velha" ou para uma sôpa de grão que fica divinal.

Para a semana  traremos a resseita do Bôlo de Mél.

Nota do Autor: Este texto foi escrito com o novo acôrdo hortografico da JSD-Madeira, edição de 2018