Os Assessores



Por falar em chocolate(*), os Assessores nomeados por este Governo têm um talento nato, pois conseguem ser as únicas pessoas do mundo que não sabem fazer nada. 

A maioria dos Assessores deste Governo eram, ou desempregados, ou gestores falidos, ou profissionais liberais incompetentes a quem a vida foi madrasta, e que, para sobreviver no imediato, dedicaram-se ao lambebotismo político da pessoa certa.  A pessoa certa desta vez foi Miguel Albuquerque, mas muitos já se imaginam a lamber o Cafôfo.

Como o Assessor não sabe fazer nada, é normalmente imposto pelo poder a outros, para executar tarefas ininteligíveis que não servem para nada, apenas como forma de agradecimento por terem estado nas missas e nas campanhas eleitorais a distribuir panfletos.

Mas o que parece ser simples, muitas vezes não é! E muitos dos Assessores são inconvenientes para o poder, e para não incomodarem muito, são muitas vezes colocados bem longe, noutros serviços, onde caiem de paraquedas.

Para quem ainda não percebeu, a estratégia mais comum do Assessor é fingir-se importante aos olhos dos outros e para isso diariamente tentam convencer os restantes que, ali ele é o macho dominante e o único com canais abertos diretos ao poder. Esta estratégia afasta qualquer contestação, opinião, ou decisão, porque convence toda a gente que tudo o que ele afirma tem já a concordância superior.

E não é preciso ir muito longe para ouvir no outro dia, um Assessor comentar num grupo de trabalho que até tinha falado nessa manhã ao pequeno-almoço com o Secretário, e que ele era da mesma opinião sobre determinado assunto.

Sim senhor! Nada mais importante e íntimo do que tomar um pequeno-almoço de trabalho com um Secretário que nem estava na ilha. Ai forte marrada.
(*) Para aqueles que pensam que o Irão é só terrorismo e bombas, a "Merdas Chocolate"  é uma empresa iraniana de bombons de excelente qualidade. Sem assessores produzem que é uma maravilha: