Perguntas do Camões ao povo


Povo sereno, deixo-vos perguntas pertinentes para as quais preciso de resposta para escrever mais um canto ao meu poema:

1 - E pronto, numa eleição "renhida" lá ficou António Fontes na liderança do Clube Naval, o que é verdadeiramente importante para a quantidade de água que se mete na Governação. A par do Serviço de Socorro a Náufragos e apesar do amigo do SANAS estar vendido ao amigo Albuquerque, a região necessitava de uma perspectiva lúdica de encarar a água para não enlouquecer. Mas fica uma pergunta. De ora avante quando precisarem do Governo Regional vão com o Presidente de prateleira Albuquerque ou com o deus menor Jardim? Isso é só o primeiro problema. E se vão com Jardim, quem vai? António Fontes ou Sérgio Marques?

2 - Quem é que vai ganhar desta vez com as obras nas ribeiras? Os mesmos, empreiteiros e políticos. Estou certo ou vai financiar alguma coisa? Se é uma grande epopeia de novos descobrimentos quero estar ao pé! Imagino a quantidade de Adamastores de dívida que não vão aparecer.

3 - Escrevi:
"As armas e os barões assinalados
Que, da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo reino, que tanto sublimaram."

Como adoraria Manuel António declamar isto, eu só não sei com que militantes ou povo. A nau está em calhau seco. De tanto medo, avança num momento consumido já sem esperança. Restam os calhaus como argumentos, mudar o líder e ficar com os Renovadinhos. Que conquista. Mais um canto para o Camões.

4 - Desde que o Secretário da Saúde almoçou com jornalistas, estes deixaram de cantar, a saúde vai de vento em popa para novos descobrimentos. A nau ainda encalha no hospital novo e fica o caminho marítimo para a privada desvendado. Que não se entenda privada em brasileiro porque, tamanho o cagalhão, qualquer leitor poderá ser levado ao sítio.

5 - Expliquem a foto. É quinquilharia, autonomia, maçonaria, tacharia ... É que só há um prato, comem do mesmo. Viva a amizade sã e saudável.

Caso ainda não tenham notado, fecho sempre o olho à direita, bombordo navegável, descendo África fica à esquerda.

É fraqueza entre ovelhas ser leão."
Luís Vaz de Camões