Cowboys e índios


Resultado de imagem para western cowboy indian toy


Em abono da verdade, um líder pode até ser um idiota se rodeado de excelente staff mas há um problema, um idiota não escolhe ninguém superior por não querer evidenciar a sua fraqueza. Um idiota também tem orgulho.

Um líder coordena tendências, informação, humores, políticas, pessoas e ideias. Se ele não deixar todos confortáveis não é líder. Se escolher uma parte é chefe de tribo e, a tribo trabalha para a tribo e não para a pradaria.

Como em todos os filmes de cowboys, o índio enquanto faz rezas para isto e aquilo, anda munido de flechas e faz muito barulho, o cowboy pega na arma e acaba a “festa”.

No faroeste americano, os diferendos entre cowboys e índios era quase sempre por terras e depois vinganças pessoais. Se das terras percebe-se, as vinganças vinham de um sem fim de represálias pelas mortes.

Nunca vi mas pode existir um filme de cowboys onde se resolvam diferendos com os índios, apelando ao bom senso e à negociação de modo a que não acabasse sempre com uma pradaria de mortos pelo chão onde a lei da bala prevalecia. Na verdade, a imposição da razão da força.

A história universal contém as experiências passadas para não cometermos os mesmos erros mas parece que ninguém lê, impera sempre o erro e o orgulho subsequente que o mantém de forma irracional. Muitas vezes, os líderes arrastam o seu povo para a desgraça, só para não ferir algo tão pequeno como o orgulho quando se tem de zelar por um povo.

A política regional é feita de cowboys e índios, temos que estar preparados para a contagem dos mortos e à abertura das sepulturas. Há tantos loucos prontos para morrer de orgulho.
Tudo que não seja viver escondido numa casinhola, pobre ou rica, com uma pessoa que se ame, e no adorável conforto espiritual que dê esse amor - me parece agora vão, fictício, inútil, oco e ligeiramente imbecil.
Eça de Queirós/ "Correspondência"