A matemática no PSD-M


Estamos há alguns anos à força de Halibut Derma Creme para lidar com as assaduras da dívida criada por Jardim, para ele sempre foi coisa pouca, havia direito a fazê-la com as contas dos 600 anos e 3 calhamaços do falecido, o problema é que ele não paga para a dimensão da catástrofe que gerou.

Depois tivemos o Calado na CMF, despachado do banco, nada melhor do que a irresponsável contabilidade pública. Fez outras maravilhas na câmara da capital. Enquanto esteve, tudo perfeito, as contas batiam sempre certo. Depois veio o Miguel Silva Gouveia e também teve que encomendar bisnagas de Halibut Derma Creme.

Ontem fui surpreendido por contas da senhora do NÓS Cidadãos, a Filipa Fernandes, num artigo acerca das quebras do Turismo com origem no mercado inglês. De cair para o lado. A senhora Paula Cabaço até pode ter dado a cara por um estudo mas, será que o leu? Ou não está habilitada para tirar conclusões? A comunidade profissional ligada ao turismo, presente naquela sala, abismou. Perguntaram por factos fundamentais que não constaram para dar um resultado apresentável.

O problema é que o Turismo está como a Saúde, os profissionais fazem de utentes e sabem que isto não vai bem, que os números não são aqueles e que para o Turismo afirmar que a previsão para a Páscoa é modesta (pouco optimista) ... imagine-se a verdade.

Paula Cabaço, com culpa ou não mas cara do Turismo regional, corroborou na cena da queda de 1% e, pela explicação da profissional da área do turismo, Filipa Fernandes, uma simples conta do mercado inglês faz cair tudo por terra.

Copio:

"A Thomas Cook no Verão do ano passado tinha 52 voos para a Madeira, o que representava 11.434 lugares. Para o Verão 2019 a Thomas Cook disponibiliza para a Madeira ZERO lugares do Reino Unido, transferindo estes para outros destinos.

Poderão dizer que a Jet 2 reforça a operação para o Verão, o que é absolutamente verdadeiro. No Verão a Jet 2 terá mais 26 voos para a Madeira mas, em contrapartida, a TUI retira 43 voos e a Easyjet 8.

Eu também não percebo nada de matemática, mas a quebra comparativamente ao Verão 2018, corresponde a 8% no mercado inglês. Serão menos 14.643 lugares deste mercado no Verão 2019 e no Inverno 2019/2020, comparativamente ao Inverno 2018/2019 (de novembro a fevereiro), menos 13.163 lugares.

A lengalenga, que já começa a ser fastidiosa, sobre a  Turquia e o Egito cai por terra, por assim dizer, quando o Algarve, já para este Verão, vê o número de lugares de avião a aumentar em mais de 136 mil desde o Reino Unido. É fastidiosa quando no próximo Inverno o Algarve passa de 940 voos (de novembro 2019 a fevereiro 2020), para 2.370 voos desde o mercado inglês."

Eu aconselhava os leitores a lerem tudo por aqui. O PSD-M já faz as contas do Turismo pela bitola das Finanças Públicas. Mas, e não vamos descobrir isto tudo mais cedo ou mais tarde?



Será que precisamos mesmo de ter medo de mudar, só me lembro do Tiririca, pior do que está não fica!