O monstro da pobreza


Aldrabou-se e contornou-se as leis e as regras, faltaram vozes contra, outros encolheram-se ou esconderam-se, muitos tiveram medo de meter o nome numa petição. Agrediu-se a zona, os outros hotéis, o comércio local que estupidamente pensava que ia usufruir. Nasceu o mamute enganando tudo e todos.
Quem foi contra com provas era tonto, contra o desenvolvimento e o emprego.

Quis o destino que, a poucos meses de abrir o mamute, caminhemos para uma crise aguda no Turismo. As companhias aéreas que nos servem estão a falir, a cancelar frequências ou origens a par da insistente inoperacionalidade sem Plano de Contingência que atenue. Somos um destino de ouro para confusões e fazer perder dinheiro.

O Turismo da Madeira é incompetente, nem sabem o que fazer. O desfile de roupas, carros e viagens em "trabalho" é inútil. O medo dos gestores hoteleiros vai se perdendo porque a aflição de manter portas abertas é maior e a perspectiva é negra. Vem mais abandonos de companhias áreas a caminho para o destino Madeira.

A nossa política de transportes é miserável e devemos ser a única ilha da Europa onde se discute a necessidade de um ferry quando temos o transporte aéreo condenado. Não se aposta em alternativas, tudo deve ser gerido a gosto da Máfia no Bom Sentido.

O mamute é tão mamute que disse que não havia empregados para a sua unidade hoteleira e disseram que até vinham directamente da Tailândia. Tudo está perfeito para uma desgraça. Querem ver que o mamute sempre vai fechar outras unidades hoteleiras por falta de turistas e "dumping" * nos preços será desmascarado?! Vale tudo para encher. Era esperado.

Querem ver que os empregados madeirenses da hotelaria tradicional vão para o desemprego e os estrangeiros estarão a gosto dos abusos de quem quer pagar pouco? E só querem o melhor para a Madeira ...

O mamute foi a maior chafurdice da hotelaria madeirense e vai marcar o desmembramento da estratégia quando só temos incompetentes tachistas no Governo.

Desenvolvimento e emprego não é isto. Quem foi na conversa que se penitencie. Agora o mamarracho está aí por muitos anos a contaminar a paisagem por mais que plantem palmeiras no céu e a determinar o caminho errático do nosso maior ganha pão: Já somos de massas mas sem massas e muito longe do que se precisava para a Madeira.

Os políticos venderam-se, o povo assiste, os patos bravos venceram. Bem vindos à pobreza.


* Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas interpostas de venderem os seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo do seu valor justo por um tempo, visando prejudicar e eliminar os concorrentes no local ou assegurar o funcionamento de algo mal projectado. É uma estratégia usada para ganhar quotas de mercado.