O principio do fim da Autonomia


(Política de compra e venda)

A política na Madeira baseia-se em duas realidades: uma direita elitizada, vendida aos lóbis, que luta para manter o seu poder e as suas regalias; uma esquerda pacata,onde alguns sempre que têm oportunidade de chegar ao poder, vendem-se aos favores da classe dominante.

No contexto dos Sindicatos também existe uma realidade. Estão cada vez mais fracos porque os profissionais desistem por não verem nada em concreto para as suas carreiras e vencimentos. As suas queixas não são atendidas, na larga maioria, apesar de existir razão. É um jogo cínico onde depois se vê que eles próprios (sindicalistas) obtém benesses do poder e desacreditam o Sindicato. É assim por exemplo na Educação, vão repor e pagar tudo ... se houver dinheiro, entretanto sobem já os sindicalistas nas carreiras e nos ordenados. São os vendidos que usam os sindicatos para terem benesses nas escolas e no poder.

Triste fim este, entre muitos, é um equilíbrio distante para aquilo que chamamos de Região Autónoma. É o poder usado para a política de manutenção de tachos, vencimentos e estatutos, não para a população.

A social democracia de outros tempos morreu, a nova vaga de políticos trouxe um grupo de mal formados egoístas com pouco sentido de responsabilidade, onde prevalece o "vende-se",  o "quanto é que pagas?" ou dito de outra forma "quanto é que ganho com isso?".

Já não há respeito pelo povo, perderam a vergonha.

"Se o exercício desse poder ultrapassar o limite da instrumentalidade, ou seja, ser diverso a sua finalidade, ou ser praticado fora dos limites da competência do agente estará configurado o abuso de poder". Está escrito e é para respeitar ?!

A Saúde bateu no fundo; o Turismo está uma lastima e ninguém quer dizer que está a definhar a passos largos; a Educação estagnou e ensina-se a perseguir e a ser vadio, o conhecimento não conta está entranhado o uso da cunha; os Transportes aéreos uma vergonha, o ferry o ano todo uma miragem. A isto chamamos o quê? Caos? Incompetência? Política Selvagem?

Arrisco a dizer que o Novo Hospital será para satisfazer o ego dos barões e dar muito dinheiro a ganhar a meia dúzia que esfrega as mãos de contente atirando o povo para a luta que não é deles. Querem lá saber da Saúde! Querem é a obra! Caso contrário o hospital velhinho funcionava!

Estamos a pagar uma divida que não é nossa, 6 mil milhões, para os novos ricos da mamadeira nova. Enquanto isto os DDTs devem Milhões ao GR, aos seus cofres directos, ao fisco e à Segurança Social mas você faz um IRS doloroso todos os anos com vencimentos que nunca mais foram repostos e assiste a adjudicações directas e outros malabarismos que, mesmo mudando de governo dão 4 anos ainda a ... com licença ... mamar.

Estes protegidos se pagassem corretamente à Região e o Governo Regional estivesse ao serviço da população que o elegeu, tínhamos dinheiro para investir, dinheiro para o hospital e ainda para aumentar o Porto do Funchal sem pedir nada ao governo central mas sobretudo para o fim da política, trabalhar para o bem estar do povo.

Há dias, quando vi a posição tomada pelo Sr. José Manuel Rodrigues sobre o tema ferry só me apeteceu gritar, "cala-te ***** vendido " os teus interesses sobrepõe os interesses do povo que não tem direito a uma ligação marítima condigna sem olhar aos lóbis que dominam a matéria? Este CDS PP não passa de uma irmandade do PSD. O senhor JMR parecia um sindicalista a lutar pelas benesses pessoais. O quê? Um lugar como Presidente da Assembleia numa coligação? Uma prestação de serviço a um apoio financeiro à campanha eleitoral? Acha que estava a representar o povo e a lutar por ele?

Acordem Madeirenses que isto está muito mal, precisamos de políticos de primeira para este grande desafio que se aproxima, não deixem de votar, é a única arma que nós temos e é a mais temida por eles.