É lógico votar Cláudia Monteiro de Aguiar.


Os sentidos pêsames às famílias dos falecidos ontem no acidente com o autocarro de turismo e uma palavra de ânimo aos madeirenses.


Pelo título parece que sou do PSD-M mas só vou fazer um exercício convosco por uma lógica de interesse da nossa região e não pelo prisma partidário. Não faço qualquer intenção de esconder o que penso e, apesar disso, não serei partidário. Com estas ressalvas avançamos.

Eu não gosto da candidata do PS pela Madeira nestas Europeias, acho que é uma estrangeira de Estocolmo, encomendada pelo PS Nacional para o PS Regional comer e calar. Foi um murro na mesa e pêras, senhor Cafôfo! Belo começo eleitoral.

A moçoila Sara Cerdas não fala de assuntos europeus porque está na mais plena ignorância para exercer o mandato mas o mundo tem destas coisas, há uns que lutam e merecem mas nunca têm e há outros que até estão distraídos noutras coisas e cai-lhes no colo.

Nesta pré-campanha das Europeias, a senhora só fala de temas exclusivamente regionais e dirige-se às pessoas pedindo o voto nas Europeias como se fosse candidata da Junta, da Câmara ou para deputada da ALR. Um zero absoluto com beijinhos e abraços.

Fraca, muito fraca, mas com a sorte dos principiantes Sara Cerdas está num respeitoso 5º lugar das listas do PS, mais do que eleita por este partido que espera 8 deputados eleitos, podendo chegar a 9 ou 10. Esta senhora vai levar o mandato todo a conhecer pessoas e se inteirar de tanta coisa, leis e deafios, vai estagiar para conseguir produzir alguma coisa para a Madeira no outro mandato. Se calhar o segredo é lhe dar mastigado tal como os deputados do PSD-M existem na ALR para abanar a cabeça.

Depois o que temos? A Margarida Pocinho pelo CDS vai em 5º lugar e não sabemos o que vale o CDS depois da coligação com o PSD em 2014. Dizem as sondagens que anda pelos 2 deputados mas a cair nos votos. O Bloco de esquerda tem pela Madeira o Rui Ferrão, boa pessoa mas em 7º lugar da Lista que espera manter o número de deputados eleitos, 1, mas a subir na votação. A Aliança vai com Luís Guerreiro Lopes também em 7º lugar e se o BE não consegue a Aliança muito menos. No PCP temos Ricardo Lume, ainda não consegui perceber em que lugar vai mas o PCP tende a eleger 2 deputados, parece que vai perder um, penso que por muito bom que seja o lugar do Lume vai ficar de fora.

Por fim, temos Cláudia Monteiro de Aguiar, vai em sexto lugar, e apesar da hecatombe naquele partido, parece estar no último lugar garantido para ser eleita mas é uma incógnita. Em bom madeirense e no interesse dos madeirenses, talvez seja de apostar no PSD nas Europeias, podemos continuar a ter 2 deputados no interesse dos madeirenses. A candidata é acessível, já com traquejo e não parece ser do tipo arrogante da trupe da Renovação. Está no limite e pode falhar a eleição mas, não se devia perder esta experiência, coisa que a péssima candidata do PS não tem. Vai por aí um vírus que entende que mudar, renovar, etc, obriga a trazer cegos e incultos para desempenhar funções. Devem estar a brincar com o eleitorado. Então para qualquer emprego é preciso prestar provas e para nos representar vai qualquer um sem capacidade?

Finalizando, os partidos mantêm a mesma projecção em termos de eleição de deputados para as Europeias: o PS nove (mais um que os oito actuais), o PSD seis (ficaria igual), o Bloco de Esquerda dois (mais um que a composição actual), a CDU dois (menos um) e o CDS dois (mais um). Apesar da onda contrária, no interesse da Madeira, vai ser melhor votar Cláudia apesar de nós, nesta Madeira que se julga ser mundo, não chegarmos a 2,5% de votantes em relação ao todo nacional mas temos que participar. Lembrem-se que nas últimas regionais a maioria absoluta foi por 16 votos, nunca sabemos onde anda o limbo.

Só uma nota final, em 2014, votaram para as Europeias 33,86% dos eleitores madeirenses, uma pena para quem tanto dinheiro envia para a Madeira, dos 257.919 inscritos de então só houve 87.340 almas votantes, temos que melhorar isto.

Mais informo, com a mesma convicção, que não votarei no PSD nas Regionais, garantido! No interesse dos madeirenses.