Bê-á-bá do Furacão


Como se forma?

O primeiro ingrediente tem origem nas correntes de ar do Sahara mas sobretudo das florestas tropicais do Congo. Depois, como ingrediente base, temos a temperatura das águas do oceano, a ignição dá-se acima dos 26ºC, normalmente durante ou após um Verão quente. A água quanto mais quente mais humidade provoca e assim temos o terceiro ingrediente. Temos corrente (por volta dos 63km/h) e humidade no ar, a natureza vai fazer o resto com o movimento de rotação do nosso planeta e provoca a rotação da massa de ar húmida localizada, as diversas direcções de ventos organizam-se, juntam forças e convergem para rodar no mesmo sentido com tendência a subir. Está formada a tempestade com ventos por volta dos 119km/h, mais fraca ou mais forte conforme os ingredientes base a alimentem. Com as nuvens fica mais perceptível como tudo funciona nas célebres imagens desde o espaço sobre estes fenómenos atmosféricos. O Equador define a linha onde para sul os furacões giram de acordo com os ponteiros do relógio (para a direita), a norte é exactamente o oposto.

Antes da chegada do furacão, o oceano junto às costas podem dar avisos disso conforme a força e direcção do furacão através da súbita baixa das águas pela sucção exercida pelo furacão, o que é uma demonstração de força. Em furacões muito fortes, extensas áreas de mar com pouca profundidade ficam expostas mostrando o seu fundo e o que lá ficou depositado, algas, troncos, alguns por vezes mamíferos marítimos, barcos encalhados, etc.

Como se desloca?

Por estes dias os meteorologistas e seus modelos têm hesitado sobre qual o percurso que o Leslie ia tomar porque estava distante. à medida que se aproxima da Madeira os modelos tornam-se cada vez menos falíveis porque a dimensão do fenómeno atmosférico cobre. Para se obter mais acerto nos modelos de forma mais antecipada teríamos que saber em quadricula sobreposta ao oceano a temperatura de cada uma. Os furacões deslocam-se preferindo as águas mais quentes para se "alimentar" dos ingredientes que lhe dão energia.

Como se extingue?

Extinguem-se naturalmente ao perder os ingredientes base falados, através de uma porção de água mais fria no oceano (seria o desejável para a Madeira) ou quanto chega a terra. No entanto, isto não é instantâneo e provoca as já conhecidas catástrofes naturais em terra. A Madeira, enquanto porção de terra no oceano pode interferir com a evolução de um furacão mas não tem massa suficiente de terra para o poder extinguir. No máximo contribui junto com uma área de água mais fria para extingui-lo.