Furacão Leslie de Categoria 1, a Madeira deve precaver-se para a tempestade

cone graphic

A Madeira estava do lado de fora do borde do cone do furacão Leslie, bastou uma ligeira variação na trajectória para que o modelo inclua agora o nosso arquipélago dentro da área de mau tempo reportado ao Leslie. Os efeitos começam a ser sentidos a partir das 10 horas deste Sábado.

A pesca abundante era indicador de que as águas aquecidas por um Verão quente, nesta zona do Atlântico, poderiam trazer algo mais, uma tempestade tropical, e ela surgiu no dia 23 de Setembro e esteve estacionária ou em deslocação lenta durante muito tempo mas, também errante, o que tem levado os modelos meteorológicos a redefinir as rotas com frequência. O que é neste momento furacão de nível 1, está a deslocar-se a 35km/h em direcção à Madeira.

O Leslie, a manter a trajectoria (probabilidade entre 70 e 90%) e mesmo estando a perder força a partir desta Sexta-feira, continuará a trazer ventos muito fortes (de 90 a 130km/h), precipitação intensa (acompanhada por trovoada), o que implica cheias rápidas e o que daí se pode antever.

É aconselhável que nesta sexta-feira proceda a acções de prevenção, limpezas, amarrações, deslocação de elementos que possam cair ou se soltar, etc. O que está previsto não é mais um mau tempo. Entretanto, com mais certezas as autoridades deverão lançar avisos, o laranja para agitação marítima na costa Norte e Sul da Madeira já vigora entre as 11 e as 23 horas de Sábado. Prevêm-se ondas até 12 metros.

Mantenha-se vigilante quanto às previsões para o estado do tempo.



Nota: Sábado é mau dia para viajar de avião, de e para a Madeira.