Ainda o Porto Santo e o desassossego


Enviado por Denúncia Anónima 
Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019 00:59
Texto e título do autor. Ilustração CM.

Podem-me chamar de profeta, podem contar anedotas de mim, podem dizer que o Porto Santo é uma pasmaceira (era) e que é caro, é melhor ir para outro lado (Deus o oiça). Vem tudo do Funchal e pelo barco do vosso amigo, tudo é provocado no Funchal. Desgoverno e amigos do peito! Não há políticas sérias para o Porto Santo, são os lóbis que fazem as regras. O Presidente da Câmara é um babado, como gostam para ser bem mandado.

Eu também posso dizer outras coisas da Madeira. Quando os lanchas vêm para o Porto Santo é para descansar e fazer férias ou é para fazer desacatos, não respeitar a lei e partir tudo? Eu sei que não são todas as pessoas que se portam mal mas agora pergunto, o que pensa um Porto Santense quando se aproxima o Verão? Vou ser sincero. Para começar passamos o ano explorados pelos amigos empresários do Funchal, o que dá dinheiro é deles, compram tudo e lixam tudo. Não respeitam a praia, as dunas, a volumetria, desapareceram com o parque de campismo. O Governo só têm ideias medonhas que dão sempre errado. Vê-se que é para gastar dinheiro sem lógica, para facturar e alguém receber. Inventam coisas. Os amigos certos têm dinheiro para o que dá ou é subsidiado, até eu era de sucesso! Qualquer investimento de uma pessoa simples tem que ser muito bem pensado para não se meter em encrencas mas, atenção que estaremos sempre dependentes de ferry e aviões, caríssimos. Quem destina o Porto Santo no Governo é o Albuquerque, outro que não se pode contar. Conversas tontas mas futuro só para os amigos.

Depois chega-se ao Verão, quem não passou o Inverno aqui vem canibalizar a afluência de madeirenses e voltam os empresários abutres que só estão estes meses com todas as regalias que nós não temos. Para estar madrugada fora, nos melhores lugares, o magnata da cerveja tem a bebida ao preço que quer e viaja no barco da família, o Presidente da Câmara dá um jeito, a lei não conta e muito menos as finanças se preocupam se facturam e em que condições chegam as bebidas (nesta parte o Governo também está controlado). Se abres o bico, os DDT perseguem-te, "o que é que esse gajo quer?". Só respeito e igualdade de direitos.

Os meninos que se tornam selvagens no Porto Santo fazem este trote em casa? E a polícia vai todas as noites a casa? Ou também nem aparece para proteger os energúmenos? É só para saber. E se lhes arrearmos vamos aturar o papá e a mamã que não lhes deu educação? Se calhar em casa são uns santos mas quando lhes tiram o açaime ficam como cachorros bravos com os amigos. Qual o mais parvalhão? E eu é que sou o profeta menorizado. Se vierem para a porrada lembrem-se que o Albuquerque também não teve uma política séria de Saúde para o Porto Santo. Se avançar porrada dêem com jeito para dar tempo aos pilotos que andaram a insultar daí do Funchal poderem pôr os vossos ossos no Funchal a tempo.

Tudo aquilo que se passa no Porto Santo em ponto pequeno vai acontecer na Madeira, mais dia menos dia, estes patos bravos e filhos animais já estão a tomar conta de tudo aí. Mais uns tempos e já vão começar a perceber o que sente um Porto Santense.

Sou uma pessoa farta disto tudo, só quero que me deixem em paz, de Porto Santo com desenvolvimento justo para todos já não acredito, minaram tudo, não venham para o Porto Santo, não podem fazer uma escola de modos para depois receber licença para vir ao Porto Santo? Porque não levam esta chularia dos empresários que estão a estragar o Porto Santo também? A hotelaria é sazonal e ainda vão abrir mais mega-hotéis sem aviões? Sou um profeta que acha que vocês estão todos loucos e nem sabem, deve ser do coma alcoólico. Estão a afugentar o turismo que interessa, isto não é Benidorme nem Torremolinos, vão para lá.