Recados vs Pecados


Enviado por Denúncia Anónima 
Terça-feira, 6 de Agosto de 2019 15:56
Texto, título e lista de candidatos enviados pelo autor. Ilustração CM.

Escrevo este texto porque o Cónego Martins, pároco na Igreja de Machico, é um sacerdote despido de espírito santo. Nas suas missas dá muitos recados. Na missa do dia 4 de agosto de 2019, o cónego afirmou na homilia que “(…) não é digno do seu povo, quem promove festas (gastronómicas) durante 10 dias”. “ ..de gastronomia tem pouco…”. “ Falta de higiene…”.“Os bons restaurantes não participam..”… “barulho até às tantas da noite (…) mas na festa da Graça, chamaram a polícia duas vezes, por causa do ruído…” Estava irritado, porque teve dificuldade em dormir.

Acho feio, mau, que um sacerdote fale nestes termos. Derrame ódio nas missas. O problema, é que não foi a primeira vez. Numa missa, disse que não distribuía a comunhão, caso os fiéis, não formassem uma fila, antes de ele sair do altar ... enfim ... É rara a missa em que não faça um comentário. Sempre num tom de ameaça, jocoso.

Aconselho-o a refletir sobre a sua espiritualidade. A questionar o seu ministério? Como está a sua fé? Se é padre, ou se, ser padre é uma profissão? Já refletiu sobre os seus pecados? Um deles, tenho a certeza, é o orgulho. Está a destruí-lo, como homem de Deus. Outro, é a ganância. É rara a missa que não fale de contas e coisinhas para pagar na igreja. É simples. Qual a receita do Senhor dos Milagres? Quando revelar o valor, sou a primeira a colaborar financeiramente para manter uma igreja viva e cheia de fé, em Machico. Revela falta de humildade.

Tudo é um sacrifício. Dizer uma missa, realizar um funeral ... enfim ... Peça ao Espírito Santo que o ilumine. Dê-lhe o dom da sabedoria divina. O dom da palavra de Deus. Conceda a humildade, o amor pelo próximo, e não use a boca como uma arma para atacar os católicos, e quem governa a cidade.

Senhor, perdoai este padre. Renovai o seu coração. Concedei-lhe a humildade para fazer uma boa confissão. Devolve-lhe o Espírito Santo. Todas as pessoas que já foram tocadas por Jesus, passam a ver o mundo, de forma diferente!!!! Nas missas fala muito de teologia, mas nada sabe sobre Deus. Sobre a vida espiritual de Jesus. As suas palavras, estão despidas do Espírito Divino.

Senhor, eu peço que ajudes este teu pastor. Que lhe renoves as promessas que ele fez, no dia do seu sacerdócio. As missas são oblações divinas. São momentos santos, de Deus. Os teus padres não podem ir para o altar, falar com a razão dos homens, nem com os livros da razão. Para isso, precisam de orar ... cumprir as laudes, e se entregarem em cada missa, nas mãos do Senhor! Não faça da oblação de Jesus uma aula de teologia. Deixe isso, para os colegas que dão aulas nos seminários. Realize santas missas! Pode dizer: Senhor, trás ao meu coração e à minha boca, o que queres que eu fale hoje. Senhor, eu sou um pobre padre ... preciso da tua ajuda para ser um grande sacerdote. Toca-me senhor. Vem Jesus, no momento em que estou a celebrar! Obrigado Jesus!!!!!!!!!!!!!!