Duarte Rodrigues, profissão ... inventor de verdades

Hoje no Caniçal
Caniçal tudo cada vez pior, enquanto o monopólio faz que negoceia com os estivadores vai assassinando a classe e o serviço. Está visto o que pretendem. Colocar gente sem formação a preço de chuva e tornar o trabalho ainda mais barato enquanto exploram com altos preços os madeirenses.

Hoje, um dos mandantes do monopólio, o Pedra, decidiu colocar um mecânico no atendimento ao público no escritório do Caniçal, o resultado está a vista (foto do topo), mais de duas horas para levantar uma viatura. Alguém fiscaliza se está tudo em ordem? Claro que não.

No cais a história repete-se, cheio de mecânicos e adivinhe leitor quem sai prejudicado por esta teimosia em prejudicar os estivadores? A Transisular e os Madeirenses claro. Só para ter uma noção, o Monte da Guia (Transinsular) começou ontem as 13:00 a trabalhar e antes das 13:00, de hoje, não está totalmente descarregado, um recorde pela negativa. Enquanto isso, o navio Funchalense 5 do Grupo Sousa já navega rumo à Leixões, saiu às 07:00 de hoje. O senhor Duarte Rodrigues vai aparecer na TV?

E porque não esqueci, vamos ao senhor Duarte Rodrigues ...
Mete a moeda, tiling, tlin, tlin, bong, bong, rola os estivadores nas mãos dos Sousas. Estes gajos da economia real da Madeira surreal devem estar a sentir o tapete a fugir. Olha-se para o Parlamento mentem. Olha-se para a TV mentem. Olha-se para os Sousas mentem. Se o bispo percebe como isto anda dá extrema-unção e desaparece. É o Clube dos Moedas Mortos.

Nem sei por onde começo. O Dr. Duarte Rodrigues é um inventor de verdades, fica bem assim? Se o CERN o usa como consumível encontravam logo o bosão de Higgs ... a partícula elementar da mentira sobre o qual tudo roda. Os Sousas criaram a mentira e jamais puderam sair dela, é uma a tapar a outra.

Começo a pensar que querem vencer os estivadores por exaustão porque eles estão bem e sobretudo tudo, o que o Duarte Rodrigues poupa, depois recebe uma parte em prémio. Esfolar os estivadores é um passatempo, mentir é a estratégia e ele está bem porque não vive com aqueles contratos nem com as condições de trabalho.

Ele diz que os estivadores ganham mais de 1.500€, já derramou o caldo, se sim pague! Mas vamos por outra questão, então na outra intervenção pública fez-se de idiota que não mandava nas outras empresas que são do grupo e do monopólio e agora sabe o valor dos ordenados se disse que era administrador da OPM e não dá ETP. Lição, para ser bom mentiroso é preciso não esquecer as outras.

Outra, façam contas,  como aplicam 11 horas de descanso aos Estivadores (qualquer deles os de facto e os mecânicos lambe-botas)? Os mecânicos trabalham das 8 às 17 nas oficinas e depois passam para a estiva até as 24 e, no dia, seguinte estão nas oficinas as 8. Façam contas! Isso já não é ilegal? Amigo inventor de verdades, as empresas são do mesmo grupo económico, sabe dos ordenados duma empresa mas não sabe se os mecânicos descansam as 11 horas? Como é que está a cumprir o acordo? Precisa de não cumprir o acordo para dar todas aquelas horas aos mecânicos a ver se dispensam os estivadores porque aqueles já estão escravizados e calados. É ou não é verdade, pois é, e mais, antes do acordo não aplicava essas horas de descanso, já o tinha feito aquando da formação do SEPTIVA (*) como forma de repressão para cortar rendimentos rendimentos dos estivadores. Os mecânicos que abram os olhos.

Senhor inventor de verdades, já olhou para os recibos? O que tem lá escrito? É para meter aqui no CM? Está lá discriminado 2 turnos no mesmo dia ao mesmo valor. Desminta para pôr isso online!

Corrijam se estiver errado (não estou, já gozo com isto), os estivadores estiveram sem extras de Janeiro de 2010 até Maio de 2017, estão a perceber a fortuna? E depois o inventor de verdades refere recibos de Agosto e Julho de 2017 vá-se lá saber como ou quem, não me digam que estamos a descobrir que há filhos e bastardos ... Só começaram a dar extras depois de uma queixa no Ministério Público, portanto, sabiam que estavam a infringir a lei e a escravizar e acataram mas estiveram quase 7 anos naquela vidinha de sanguesugas. Esclareço que "extras" são turnos depois do turno diário normal de trabalho para despachar serviço com aquele número limitado de estivadores. E, os extras que pagavam antes de 2010 eram no mesmo valor do dia normal. É preciso ir buscar a lei? Se quem lê trabalha sabe o resto e poupam-me texto. A malabarista da idade da Pedra dizia que era uma "repetição de turno". Gozo completo, então era tipo refazíamos, não avançava serviço ... ai burlesca. Para ser correcto, é preciso dizer que depois de quase uma década de luta a partir de Julho do ano passado começaram a pagar mais 50% pelos extras.

Duarte Rodrigues: estivadores associados do SEAL meteram “1.826 dias de baixa” mas não explica, claro, é para os estivadores parecerem uns bichos maus. Há 4 trabalhadores com baixas prolongadas
2 deles não são do SEAL. Esses 4 tiveram o ano todo de baixa logo dá esses números. Agora vamos falar das condições miseráveis de ambiente de trabalho e máquinas senhor Duarte Rodrigues, as que perigam a vida dos estivadores? Vamos saber porque estão de baixa? Presumo que não queira entrar nessa discussão.

* SEPTIVA nterior sindicado que o Grupo Sousa minou mas que felizmente se uniu a outros para formar o SEAL. Os únicos que ficaram de fora foram os da família do Jarbas (presidente do sindicato do patrão) que são sempre os mais beneficiados e têm sempre prioridade para tudo no que diz respeito ao trabalho.

Comece a ser sério ...
Audição parlamentar a 20 de Janeiro de 2019, ALR: