Promiscuidade na Saúde? Sim existe!


Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 23 de Fevereiro de 2019 19:04
Texto e título enviado pelo autor.  Ilustração CM

Outubro 2016

Depois de consultar 3 médicos, depois de tratamentos com laser, e de dores quase diárias no olho, o relatório final. “Não se aconselha cirurgia ao olho esquerdo.”

O relatório foi entregue ao médico de família para que o paciente fosse inscrito para cirurgia no SESARAM, mas somente ao olho direito.

Novembro 2016 – depois de um almoço falhado, porque a paciente já não via muito bem, (no olho esquerdo restavam 10% de visão e no olho direito menos de 50%) foi tomada a decisão de consultar um especialista em Coimbra, com mérito reconhecido a nível nacional e internacional.

Contactei a clínica Y, perguntei os valores de cirurgia às cataratas, (quanto à outra cirurgia, não me souberam dizer o valor). O valor de uma cirurgia às cataratas era idêntico ao praticado nas clínicas locais do Funchal, para quem não tem ADSE, nem seguros, ou seja, 2.500 euros, por cada olho. 
Decisão tomada. Pelo mesmo valor vamos a Coimbra e teremos mais uma opinião acerca do olho esquerdo, mas de um médico Catedrático da Universidade de Coimbra.

Viajei com a minha mãe e na consulta, o Professor diz que irá redigir um relatório para ser entregue à médica com a recomendação de cirurgia URGENTE ao olho esquerdo, pois a minha mãe corria o risco de ficar cega daquele olho e que se tal acontecesse jamais recuperaria  aquela visão. Respondi: Professor nós viemos cá para que fosse o Professor a fazer as cirurgias necessárias. 
O Professor surpreendido mandou-nos esperar para verificar se poderia efetuar as cirurgias antes do Natal. Aguardamos e foi comunicado que daí a 2 dias seria feita cirurgia ao olho esquerdo, pois era muito grave e a qualquer momento a paciente poderia ficar cega. E na semana seguinte, cirurgia ao olho direito.

Dez dias depois, voltamos para a Madeira, (dia 22 de dezembro) depois de obtida alta e da recomendação de consultarmos a Dr X, pois tinha sido uma boa aluna e inclusive tinha efetuado estágio com o Professor. Surpresa! Era a médica que tratava da minha mãe e que escreveu o relatório de que não era aconselhável a cirurgia ao olho esquerdo.

Antes do final do ano conseguimos e com explicação de que era um follow up de 2 cirurgias, consulta com a médica X, médica recomendada pelo Professor. (29 de dezembro)

No consultório e muito animadas, eu e a minha mãe transmitimos à médica os rasgados elogios do Professor Doutor à sua pessoa aos quais a médica respondeu: “Se me tivessem dito que as cirurgias poderiam ser feitas na clínica, eu também operava o olho esquerdo!” Respondi: Desculpe? Não me passou pela cabeça que houvesse tratamento diferenciado entre o público e o privado, além de que foi a srª drª que escreveu no relatório que não aconselhava cirurgia ao olho esquerdo. Queria o quê? (Por uns breves momentos fez-se silêncio e sentiu-se o constrangimento da médica.)