A Greve e os Sacanas!


Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro a Função Pública estará em Greve. A greve é um direito inalienável do cidadão anónimo dum Estado de Direito, não porque a sua garantia esteja explicita no Artigo 57º da Constituição Portuguesa, mas sim porque é um princípio que nos garante a liberdade de escolha, do protesto, e do livre arbítrio.

Mas acima de tudo, a greve, além de um direito, deve ser um dever de cada cidadão livre deste País e ser utilizado como meio de protesto não violento. A sociedade atual em que vivemos aproxima-se perigosamente do comodismo e do sedentarismo. É muito fácil estar por detrás de um teclado e escrever no facebook que os ordenados não chegam ao fim do mês, que a vida está difícil, e que os políticos são todos uns sacanas, para depois desligarmos o computador e irmos dormir.

Sim, todos concordamos que políticos são todos uns sacanas, mas nenhum de nós tem coragem para dize-lo. Quando chega a altura de protestar e de dar a cara arranjamos todas as desculpas do mundo. Ou porque está sol, ou porque está a chover, ou ainda porque as greves não servem para nada e que tudo vai continuar igual. Sim, as greves até podem não servir para nada, mas, pelo menos, ficamos com a consciência de que tudo fizemos para defender os nossos interesses.

A terrível verdade é que só os merdosos é que não fazem greve, não porque não concordam com os motivos da greve, mas porque esperam que a greve dos outros resulte em favor deles, além de que assim, ficam sempre bem vistos pelas chefias. Se isto não é cobardia, o que é? Subserviência?

Já repararam que são os sacanas dos políticos e os tachistas do regime é que não querem que se faça greve! Greve? Riem-se eles! Isso é coisa de comunistas ressabiados!

Mas muito mais grave é muita gente não concordar com as greves dos outros, dos médicos, dos enfermeiros ou dos professores não porque não acham que eles não têm razão, mas porque isso perturba o seu dia-a-dia. A nossa única preocupação é que se os professores fizerem greve, aonde vamos deixar os nossos filhos? Sacanas dos grevistas!

Pois é, todos somos solidários, mas é com a nossa barriga, mas quando chega à altura de se exigir mais direitos, e melhores salários, ficamos todos à espera que alguém faça o trabalho por nós.

Acham que a greve não se justifica? Será que todos ganhamos bem? Que a remuneração que auferimos no fim do mês é suficiente para ter uma vida digna para nós e para os nossos filhos? Qual de nós come bife todos os dias?

O difícil mesmo é ganhar coragem, e decidir que a sobrevivência dos sacanas depende apenas de nós, da nossa greve, do nosso protesto, e do nosso voto.

Pela dignidade do Funcionário Público, façam greve!


"A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos"

Martin Luther King