Afinal a que lado pertencemos?


Na Democracia, as pessoas são livres para escrever e comentar….
Na Ditadura, as pessoas são perseguidas..
Na Democracia, as pessoas têm a liberdade para protestar..
Na Ditadura, elas têm que obedecer às ordens e aos desejos do soberano e têm medo de falar.

Na democracia o poder é do povo porque as decisões vêm dele, através de seus representantes democraticamente eleitos. A democracia foi definida pelo presidente americano Abraham Lincoln como o "governo do povo, pelo povo, para o povo".

Já na ditadura, ao contrário do que acontece na democracia, as decisões do governo são impostas e a vontade do povo não é levada em conta pelo governo.

Mas, nem é isso o que mais distingue um ditador e um democrata. É o apego. Todo ditador eleito sublima o fato de ser ele um temporário. Quer ficar. Então, desde os primeiros momentos, enfraquece os adversários e se cerca de caudatários. Qualquer ser pensante deve estar longe. O menor senso crítico deve ser abafado. Toda discórdia será traição. Enquanto isso, o verdadeiro democrata mede a sua influência, e  pensando no legado,.. cedo prepara a sucessão.

O presidente que centraliza as decisões, que promove medíocres, que trabalha em prol dos lóbis e colocam algumas das suas melhores mentes no armário,  é ditador. Por outro lado, quem tem facilidade de formar grupos de trabalho, delega e cobra com o mesmo respeito com que aceita críticas, até volta atrás em algumas decisões para não prejudicar ninguém   E, claro,.. sabe que não será eterno, é claramente democrático.

Vamos passar por mais dois testes nas urnas, esperamos que a sensibilidade coletiva tenha conseguido diminuir o domínio dos ditadores e fortalecer a instância dos democratas, afastando os lobos em peles de cordeiro, que pela calada fazem perseguições e ameaças a quem diz as verdades.  Poder existe para ser repartido e domado, jamais concentrado e desmedido. Erros e acertos acontecem em todos os governos. Humildade, apenas em alguns.

Digamos que "ele" simplesmente foi um Presidente extremamente ambicioso, a sua maior preocupação era poder e capital, não uma propagação de um ideal ou compromisso social.

Assim como o Coelho deu cabo do PPD de Sá Carneiro!..... Albuquerque faz a "missa de sétimo dia"  do PSD de AJJ.  Pois os dois  politicamente estão mortos,

“Tudo indica que teremos o pior resultados de sempre do PSD-M.

Uma frase bastante usada pelo regime democrático é: Igualdade e Liberdade a todos!
Coisa que na região não existe,  "enganar o eleitorado para ficar mais quatro anos", é a palavra de ordem.