Desgovernados!


A que ponto isto chegou. A investigação levada a cabo pela TVI sobre a saúde na Madeira é de retorcer as entranhas de qualquer madeirense.

Como é possível que à custa da doença de tantos conterrâneos se faça tanto negócio? Mas o mais preocupante é que nem se importam com a morte das pessoas. Somos apenas matéria-prima fonte de lucro e ainda contribuímos com os nossos impostos para esta mamança.

Corajoso é o médico Doutor Rafael Macedo que ainda por cima é o médico responsável pela unidade de medicina nuclear no Hospital do Funchal. Há que também elogiar a atitude do médico Miguel Ferreira que corroborou as acusações feitas.

A profissão de médico visa salvar vidas. A missão da Secretaria Regional da Saúde é proporcionar os meios às unidades de saúde para cuidar das pessoas. Não existem medicamentos para fazer exames mas já existem milhões para pagar à Clínica Joaquim Chaves?

E a reportagem do Diário de Notícias de que mortes expurgam 280 por ano da lista de espera? E o caso das pessoas que são internadas no Hospital e em que é pedido aos familiares que levem a medicação que costumam tomar? E a ausência de limpeza nos andares muito à conta da nova moda de gestão de subcontratação de serviços? E as condições existentes no Hospital Nélio Mendonça e dos Marmeleiros?

Esquecem-se que Hospital não é um Hotel. Exigem especiais cuidados nas limpezas. E depois espantam-se com contaminação por bactérias e vírus no próprio hospital. Andam à procura de sarna ou de bactérias? Estão apostados que os enfermos entrem com uma doença e morram de outra?

Somos pessoas não mercadorias!

Alguém prestou atenção ao artigo de Duarte Caldeira desta semana onde se alertava para o facto da construção do Hospital dos Marmeleiros não ser do Governo Regional e que o Centro de Saúde do Monte estar construído em terreno da Santa Casa da Misericórdia?

E qual a postura do Ministério Público face às acusações que são sucessivamente feitas? Os abusos existentes, os assédios morais, as represálias, o estado caótico das nossas contas públicas e da gestão pública também são da vossa responsabilidade, pois o crime compensa e não existem consequências judiciais para o prevaricador.

E perante as acusações e provas apresentadas não abrem nenhum processo de investigação? Se assim é, a corrupção compensa. É isto que o Ministério Público nos quer dizer?

Rafael Macedo pode até levar com um processo disciplinar, mas a sua responsabilidade civil, ética e deontológica exigiam a denúncia destes factos. Não denunciá-los era compactuar com o crime de corrupção existente. A sua atitude merece um louvor.

Este desgoverno é demais. Chega! Basta! Rua Secretário Regional da Saúde! Rua esta administração do SESARAM!

Bem-haja doutor Rafael Macedo! Cabe-nos agora também apoiá-lo nesta luta!