A Deontologia


Ontem fiz parte das dezenas de milhares de Madeirenses que assistiram ao programa da Alexandra Borges na TVI sobre o encaminhamento de pacientes para fazerem exames de medicina nuclear numa clínica privada, em Santa Rita, lesando o interesse público. Antes de tudo o mais, que fique claro que não conheço, nem nunca falei pessoalmente, nem, com o Dr. Rafael Macedo, nem com o Dr. Miguel Ferreira, e por isso nada me move em defender qualquer um dos dois. A imagem que ficou é que ambos são pessoas credíveis, honestas, e idóneas.

Finalmente, e foi preciso vir a TVI, para perceber dois anos depois, os anti corpos que Miguel Ferreira (omiti propositadamente o titulo de Dr. porque estou a falar do Homem, e não do médico) ganhou na sua anterior sua gestão do SESARAM. Sem dúvidas que Miguel Ferreira foi literalmente linchado pelos seus colegas do Cartel da Saúde porque defendeu um Serviço Regional  para todos.

Mas mais chocante, e muito! Foi a imagem paupérrima que o Sr. Secretário Regional da Saúde nos deixou. Impressão minha, ou ainda esboçou um sorriso superior para as perguntas? Eu tinha-me enfiado num buraco, Sr. Secretário! Triste figura para um médico que jurou Hipócrates, e cuja única saída honrosa, é colocar imediatamente o seu lugar à disposição.

Nada na reportagem era novidade para mim e para a maioria dos madeirenses, por isso, a par das tantas, dei comigo a pensar em deontologia, na dos médicos, na dos políticos, e na dos jornalistas. Então foi preciso vir uma jornalista de Lisboa expor os factos? Então de toda a ilustre classe médica apenas dois corajosos dão a cara? E que dizer dos políticos? De todos, os do regime, e os da oposição, o que andam cá a fazer?

E de repente senti vergonha de ser madeirense. Como é possível que a própria TVI tenha um correspondente na Madeira que nada sabe, que nada vê, e que se limita a bajular o regime e a relatar casos  pancadaria entre alunos? Como e possível existirem dois jornais diários de grande impacto, e nenhum dos dois denunciarem casos similares? Como e possível termos uma oposição de dementes políticos mais interessados em gerir as suas curtas carreiras do que denunciar e expor estas falcatruas? Têm todos rabos-de-palha?

Deontologia é a moral que orienta nossas escolhas e princípios sobre como e o que deve ser feito, e sobre este assunto nenhuma destas classes provou que a tem.

Depois disto não tenhamos dúvidas que o dinheiro comprou a Deontologia


"A cura está ligada ao tempo e, às vezes, também, às circunstâncias."

Hipócrates