Estigma Professor

Resultado de imagem para ensino

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 09 de Setembro de 2018 13:23
Texto, título e imagem enviados pelo autor

Boa tarde, li este artigo que deram a conhecer esta manhã e queria só ter este desabafo:

A classe docente não é bem vista pela generalidade das pessoas. Por duas razões, estão em luta há imenso tempo e porque é o elo mais fraco e fácil de se deitar as culpas.

Ao olhar para os cursos mais populares das nossas Universidades (no tal artigo) vemos que anos a fio a maltratar o ensino está a dar frutos. Raros são os casos de cursos vocacionados para a docência. Se a área é idosa, qualquer dia vamos ter cubanos, ucranianos e romenos a leccionar?

É muito estranho que uma profissão sinalizada com tantas regalias e que ganha bem não colha simpatia. Ou será que está infestada de mentiras e cabalas de comunicação social que, a cada momento de colpaso dos argumentos do Ministério da Educação, deita a mão com uma série de situações para quebrar a imagem? De baixas, de casos de agressões e abusos, sempre a confundir a árvore com a floresta.

O que os números dizem é que todos estão fartos da alteração dos conteúdos curriculares todos os anos. Estão fartos da falta de respeito e do destrato. Estão fartos de ter ordenados maus para o trabalho que têm (reconheço outras profissões nas mesmas circunstâncias mas nós compramos o material para dar aulas tal a penúria nas escolas), não há ninguém que toque no facto das tais grandes férias serem dedicadas a corrigir testes, dar notas e ir na mesma à escola, grandes safados. Desinvestir na escola pública e aplicar na privada temos visto aos milhões, e não são poucos. Querem um país de investigadores e vanguarda sem ensino decente?

Quantos têm um emprego onde para o ano não sabe onde trabalha? Isso é saudável para a família e para as finanças do agregado familiar do professor. Como é com aqueles professores que têm que prestar atenção aos seus pais?

Se professor tivesse a boa vida que a Secretaria e o Ministério apregoam, através dos seus políticos decisores, não tinham eles fugido do ensino! Forte cinismo, os políticos que governam o ensino são aqueles que fugiram da dor do ensino e agora armam-se em moralistas. Venham ensinar, venham para dentro da sala de aula ver o que criaram, vocês e essa máfia toda dos psicólogos que só entram na presença do professor porque sabem que as suas teorias não dominam uma sala de aula. Sem autoridade não há ensino. Só balda.

Portugal está a destruir o seu ensino e a descredibilizar. Qualquer dia não há professores mas se calhar há estatísticas de sucesso.

Irrita-me profundamente que enquanto estou a ensinar andem uns cabrões a arranjar esquemas para enriquecer com o estado e a Autonomia para depois me chamarem nomes e me meterem na miséria com cortes de ordenados e congelamento de carreiras.

Para aqueles que lhes satisfaz a agressão aos professores, lembrem-se que os políticos adoram as suas atitudes porque a bitola também lhes vai servir para lhes manter os cortes em ordenados e o congelamento de carreiras.

Ainda não repararam como há para obras mas que depois de cortado o que nos é devido nada é reposto? Quais foram as palavras mansas na altura da falência do estado para nos cortar imediatamente o ordenado? Vão lá buscar essas gravações! Eu não esqueço! Bando de aldrabões e maus alunos, de certeza que não vos ensinaram nos bancos de escolas e universidades a falir um país!

Estamos a empobrecer com as máfias das obras sempre a roubar. Acordem, qualquer dia a democracia tem os burros que os manfios querem para votar. Tantos que se vendem ...