Ferry todo o ano


Resultado de imagem para Alboran Armas
Foto de Juan Carlos Diaz Lorenzo
A cada dia que passa vejo as pessoas com opinião contrária à manutenção do ferry entaladas, mesmo sabotado resulta e cada vez com mais com argumentos. No Caniçal a disputa laboral vai quente entre o patronato lobista e os estivadores. Para piorar, os colegas continentais destes últimos estão solidários contra a inserção de gente estranha ao serviço. Quantas vezes já bateu o Sousa com a cabeça na parede por ter inquinado a carga no Armas? Os madeirenses lixam-se mas dá prazer ver o tubarão a se entalar com as suas próprias manias.

Ontem a TAP deu um basta e a administração protegeu os seus pilotos. Andam por aqui todo tipo de caramelos a ditar sentenças sem pertencer à aviação, com estrito pensamento no político ou no comercial, sem atender à segurança. A política do Governo Regional para os transportes é um desastre mas não tem culpa do vento, agora, inventar novas regras para empurrar com a barriga para cima dos pilotos é safadeza. Bravo TAP pela protecção aos seus funcionários e à manutenção da garantia de segurança aos passageiros. É uma contingência do negócio, tal como o ARMAS pode enfrentar mar mau mas julgo que aqui surge novo trunfo para o ferry. Meus senhores tem que haver alternativa marítima, bom era com um destino mais para cima, Setúbal ou Lisboa. Vocês iam ver o navio sempre cheio. O rol de acagaçados com Santa Catarina cresce, desculpem ... o Cristiano Ronaldo. Um aparte, e o plano de contingência? A culpa é dos outros!

Outra faceta recente como argumento favorável ao ferry é a hotelaria que, a ver a vida a andar para trás, sabe que os hotéis não deslocalizam como um navio de cruzeiros. Ora se os aviões tendem a ter tarifas caras para compensar as despesas de voos divergidos e as alterações climáticas estão a fixar o vento por estas zonas, o único meio que não falha é um navio em serviço ferry. Não é tão estranho assim o súbito interesse dos hoteleiros no ferry, é um acto de inteligência e de alternativa.

Finalizo, como aspecto favorável, a própria operação, de como se desenrolou até agora, em crescendo e a trazer de novo uma variedade de clientes, eventos e serviços que se socorrem desta janela de oportunidade. Vencida a teimosia, o passo seguinte será mais rápido para, nas mesmas horas, chegar à capital. Vamos a isso, a novo debate, porque sim, o ferry é indesmentivelmente necessário!