Qualidade do ar nos estacionamentos fechados

Resultado de imagem para air quality in parking garages

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 16 de Setembro de 2018 23:13
Texto e título do autor. Ilustração CM.

Há dias ao ler um artigo interessante sobre as temperaturas dentro dos aviões no CM veio-me à memória algo que tenho pensado vezes sem conta mas, antes de escrever alguma coisa, quis me certificar que tudo contínua na mesma.

Todos sabemos que quando se constrói edifícios, estacionamentos, túneis é necessário respeitar regras de segurança e de habitabilidade para além de todos os cálculos de betão que seguram a construção.

O que muitas vezes acontece, é que depois das vistorias para a emissão das licenças, muitos fazem o que lhes apetece e não há fiscalização para repor a lei, ou seja, criam-se as condições e depois não se usam ou desliga-se.

É aqui que entra uma observação, tal como nos aviões, em muitas áreas públicas o ar condicionado que cria uma boa temperatura e nos protege da propagação de vírus com a acumulação de pessoas, são desligados por razões de poupança de energia para pesar menos na conta da energia do proprietário ou de quem explora. Vemos isso em lojas, hotéis, aeroportos, etc, mas o que mais me impressiona, isso com certeza todos notam, é a qualidade do ar que respiramos nos estacionamentos de alguns centros comerciais porque há muito que desligaram a ventilação.

No Madeira Shopping, pela natureza da construção mais aberta isso não se coloca mas, já no Oudinot, no La Vie e no Forum Madeira, o ar é recalcadamente pestilento de meses e anos a receber gases dos carros sem o funcionamento da ventilação. E não me desmintam porque sempre reparei nisso.

A questão que se põe a debate é que isto já são casos de saúde pública e de falta de fiscalização, a quem compete não sei mas fica aqui a exposição a bem da nossa saúde. Uns lucram, outros somam atentados à saúde. Se não querem ter despesas com a energia, ou implementam soluções verdes para ter energia para manter os equipamentos a funcionar ou passam a ter mais atenção para uma ventilação natural quando estão a conceber os edifícios. Quanto aos túneis a bola está do lado do Governo.