7 armadilhas

"7 armadilhas distorcidas para o pensamento que até pessoas inteligentes caem. "
Podemos pensar que somos seres humanos racionais, mas, na verdade, somos frequentemente influenciados por padrões de pensamento distorcidos chamados viéses cognitivos.

Nossos cérebros são complicados. Podemos pensar que somos sempre racionais e tomamos as melhores decisões com base nas evidências disponíveis. No entanto, nossos processos de pensamento às vezes podem ser desviados pelo viés cognitivo . Nossos padrões de pensamento distorcidos afetam nossas vidas de várias maneiras. O pensamento distorcido pode acontecer por várias razões. Pressões sociais, motivações e emoções podem ser fatores.

O modo como nossas memórias funcionam também pode afetar a maneira como processamos as informações. Às vezes, o pensamento distorcido pode resultar de pensar demais ou ter muitas opções. A capacidade limitada da mente de processar informações também pode nos levar a tomar atalhos para encontrar soluções. Mas o pensamento distorcido não significa que somos estúpidos. Até as pessoas mais inteligentes às vezes passam a pensar dessa maneira . Pessoas inteligentes podem pensar demais ou procurar informações demais além do necessário. De fato, todos nós passamos por padrões de pensamento distorcidos ou viés cognitivo às vezes e não seríamos capazes de funcionar no mundo se não o fizéssemos.

Se tivéssemos que processar todas as informações disponíveis, as nossas mentes ficariam sobrecarregadas . Portanto, nossos cérebros têm alguns truques que eles usam para ajudar a processar informações rapidamente. Na maioria das vezes isso é útil e necessário. No entanto, também pode nos levar a cometer erros de pensamento. Às vezes, simplesmente aceitamos as coisas pelo valor nominal, sem questionar nossas suposições ou crenças. Outras vezes, acreditamos que as coisas sejam verdadeiras, mesmo quando as evidências apontam para o contrário. Também não damos o mesmo peso a todas as formas de informação. Esses padrões de pensamento distorcidos são chamados de vieses cognitivos . Aqui estão apenas alguns deles:
  1. Viés de confirmação: viés de confirmação é quando é mais provável que acreditemos em informações que correspondam aos pré-conceitos que já possuímos. Por exemplo, muitas pessoas acreditam que, quando há lua cheia, as salas de emergência do hospital ficam mais ocupadas. No entanto, muitos estudos mostraram que não há evidências para isso. Nossa crença de que luas cheias afetam o comportamento das pessoas é forte e é notavelmente comum em hospitais. Ao mesmo tempo, um estudo publicado na revista Nursing Research não encontrou absolutamente nenhuma evidência para isso ( Margot, 2015 ).
  2. Viés de ancoragem: o viés de ancoragem ocorre quando damos peso extra à primeira informação que recebemos sobre um assunto. Portanto, se aprendermos algo novo, mas depois descobrirmos informações que dizem o contrário, é mais provável que acreditemos na primeira informação.
  3. Efeito bandwagon: a probabilidade de acreditarmos em algo aumenta com base no número de outras pessoas que acreditam nisso . Podemos pensar que estamos tomando uma decisão racional, mas muitas vezes estamos apenas pulando na onda. Acho que pensamos que quanto mais pessoas acreditam em algo, maior a probabilidade de ser verdade . Mas é claro, eles também podem não ter pensado nisso!
  4. Viés do conservadorismo: as pessoas não mudam crenças de longa data facilmente. É mais provável que acreditemos em evidências existentes que resistiram ao teste do tempo do que em evidências novas e emergentes . É por isso que novas idéias radicais, como evolução e teoria dos germes, levam tanto tempo para serem aceitas.
  5. Efeito de avestruz: todo mundo sabe que às vezes somos tentados a enterrar a cabeça na areia, em vez de enfrentar nossos problemas. De fato, às vezes ignoramos completamente as informações negativas . Talvez seja por isso que as pessoas continuam a fumar, mesmo quando sabem que isso é prejudicial à saúde.
  6. O efeito placebo: o efeito placebo é quando pensar que algo nos afetará realmente causa esse efeito . O efeito placebo é comum na medicina. Se uma pessoa recebe medicação que acha que vai ajudá-la, geralmente recebe, mesmo que esse remédio acabe sendo apenas uma pílula de açúcar. Há também um viés oposto chamado efeito Nocebo . Em um estudo, na Itália, os pacientes que eram intolerantes à lactose foram informados falsamente de que estavam recebendo lactose. Mais tarde, 44% dos participantes relataram sintomas de desconforto gastrointestinal, apesar de nunca terem tido lactose.
  7. Viés de sobrevivência: viés de sobrevivência é quando nos concentramos nas pessoas ou coisas que passaram por algum processo de seleção e ignoramos as que não o fizeram . Assim, por exemplo, podemos acreditar que iniciar um negócio é fácil porque vemos muitas empresas de sucesso ao nosso redor. No entanto, não vemos as muitas empresas que falharam. Pensamentos finais É impossível viver e funcionar no mundo sem cair ocasionalmente em pensamentos distorcidos. No entanto, estar ciente de que esses vieses podem ocorrer nos permite pensar mais criticamente e evitá-los ao tomar decisões importantes. Sempre vale a pena trabalhar em nossas habilidades de pensamento crítico, para não cairmos em modos distorcidos de pensar.
Fonte: https://www.learning-mind.com/distorted-thinking/

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 14 de Setembro de 2019 21:29
Texto e título pelo autor. Ilustração CM