Solução de Governo ainda pode dar canguru perneta

Cartoon de hoje, domingo, no DN - Madeira.
Que semana! Ainda ninguém ganhou nem ninguém perdeu!
O povo exaspera, não era isto que 60% queria.
Os "comentadeiros" do PPD contam e recontam, branqueiam até a lixívia deteriorar a fibra mas ... qual fibra? É da falta dela que nos metemos com a velha fibra a mandar. No PPD e no CDS que, alguns fulos, transformaram o PP em **** que os *****!
O CDS da gula vai matar a oportunidade de crescer à conta do PSD só para lhe dar a mão, e não estavam combinados para a coligação. Jura!

Recapitulemos para ver como isto ainda acaba num Canguru Perneta

O PSD que usou de todo tipo de truques, empresa de comunicação, Insular de Notícias, instrumentalização da máquina governativa para fins políticos, que comprou votos, aliciou com aumentos e antecipação de ordenados, etc, queria arrancar a ferros uma vitória porque há muita clientela dependente. Até os seus generais estiveram em mesas de voto, às portas das Assembleias de Voto, a transportar eleitores e a perturbar a sondagem à boca da urna da RTP-M. Ou já não confiam nas tropas ou elas não existem. Domingo à noite, o PSD-M suspirava com Tranquada Gomes a pensar que não existem registos do pedido de maioria absoluta na campanha para disfarçar com uma vitória expressiva. Albuquerque veio a seguir e deu a volta. As justificações do PSD-M são cada vez mais um trapézio sem rede ...


Depois veio a surpresa da democracia, o PSD-M aguenta-se mas perde a maioria absoluta, o CDS passa para menos de metade a sua votação mas, soma votos suficientes para 3 deputados, e mandar numa coligação de direita que permite uma maioria absoluta ao PSD-M. Quem ganha ... perde e quem perde ... ganha

Muitos dizem que o CDS vendeu a alma ao diabo e que a gula foi maior do que o sentido de defesa do interesse partidário. O CDS, em coligação com o PS, enviaria o PSD-M para uma crise e uma purga desejada, a tal remodelação no "estaleiro". O CDS cremava a Renovação e iniciava uma era onde cresceria à conta do PSD-M mas, teve pressa e mostrou não só ânsia por poder como, baixando a guarda, se viu que festejam pelo tacho mandando o partido às urtigas ... Foi muito giro ver políticos ao natural.


E assim começa a semana que será a mais louca do ano, se for só uma! Arrancou com a indefinição, os antigos do CDS (os enxovalhados do PSD) mexeram-se e, por muito que neguem, José Manuel Rodrigues não estava de acordo mas, ficou-lhe bem o disfarce depois de andar por muitas capelinhas a se aconselhar. Ele proferiu palavras, registadas pela RTP-M, mas aquele coração fraqueja. Entre argumentos a favor e contra, lá surgiu uma conclusão do congresso para remediar a situação e, José Manuel Rodrigues, declarava publicamente o apoio às decisões de Rui Barreto. Mas, aguardem para o fim ...


Enquanto isso, numa posição sempre dubia de amor, ódio, pólvora e ajuste de contas, em momento sem consequências, Jardim diz a verdade, o PSD-Madeira não está bem, precisa de uma grande volta e de ir para o "Estaleiro". Na Renovação faz-se teatro com mais uma vitória e o secretário-geral já pede uma terceira, a das Legislativas Nacionais. Ele pensa que é só Carlos César é desbocado e faz funcionar o ambiente ao contrário.

Jardim, esse camaleão interesseiro, pediu o voto em quem não acredita, o tal que quer despachar  mas o PSD-M, quanto mais leva a Madeira à falência e ao desgoverno da Renovação, mais diz ser o defensor da Madeira, dos madeirenses e da Autonomia. Por favor, já não queremos tanta coisa boa!

Jardim também não é bom em contas, não foram os dois primeiros anos de Albuquerque os maus, todo o mandato foi incompetente e Calado foi autor de várias imprudências, falhas, excesso de linguagem, falta de gestão financeira idónea, de subserviência ao betão, etc. E já agora, Jardim devia ter saído 10 anos antes. Mas cá vai o senhor perfeito de Sucupira ... com toda a cara de pau ...


Quando a folia das Regionais parecia ter findado, para dar lugar às Legislativas Nacionais, a decisão da coligação prolonga e a actual campanha anda em banho-maria. Até os partidos mais pequenos encontram ajustes de contas por tratar, finalmente em directo para as Legislativas Nacionais ... cobram as Regionais. O povo adorou! Eis que os partidos mais pequenos, afastados do debate nas Regionais de forma grosseira, dão-nos o momento da semana com o abandono num programa da RTP-M, em protesto.

Os directos foram o calcanhar de Aquiles da estação do Caminho de Santo António. Já não bastava a cobertura duvidosa dos comícios do PSD na campanha para os Telejornais, surge João Noronha do PPM a ler um comunicado dando conta da forma como a RTP-M foi subserviente ao PSD, conjugando condições especiais para o mínimo de exposição negativa e por isso afastando os partidos pequenos do debate ...


Mas a estação tem bons Jornalistas, se os deixarem trabalhar em paz!


Em Lisboa, Cristas canta de Galo, sem pensar que este é um momento efémero do CDS Madeira e que será engolido pela conjuntura do PSD com o seu historial de 43 anos O CDS-M está a participar no seu branqueamento, queimando o seu capital e caucionando todas as medidas discutíveis do PSD. O CDS vai abanar a cabeça ou fazer uma crise a cada passo? Quanto a Cristas, pode ter penhorado também o seu partido no continente, é que os resultados das Legislativas Nacionais poderão fazer lembrar ao PS com quem não coligar ... a derrota poderá não ser tão "saborosa".


Albuquerque, com um fim de mandato a imitar Jardim para cair em graça e receber apoio, festejou alucinadamente, como que a não querer cair na real de como o seu partido está minado por todos os lados, desde o eleitorado às concelhias e com uma falta de popularidade tremenda nos centros urbanos. O PSD tem os votos imutáveis mas não dá futuro aos jovens para conquistá-los. Há muita gente a disfarçar e alguns, como Jardim, a enganar. Está um Governo com gente que não presta a governar. Foi ele que o disse!


E como não tínhamos confusão suficiente, hoje, o DN trás lado a lado duas situações.
Ainda pode haver Canguru Perneta! Comecemos por ler este recorte:
Parte da notícia da página 5 do DN de hoje domingo 29-09-2019

E mais este ...

Parte da notícia da página 4 do DN de hoje domingo 29-09-2019

E o extraterrestre sou eu?