SESARAM: Concurso de Recrutamento Psicologia Clínica


Esta semana foi dado a conhecer, aos candidatos, os resultados de um concurso do SESARAM para dois Técnicos Superiores na área da Psicologia. Foi com muito espanto que me apercebi que 43 psicólogos obtiveram uma nota inferior a 10 numa entrevista de seleção (único método de seleção). 43 psicólogos!

Seria caso para nos envergonharmos, como classe, de um resultado tão medíocre. Pessoalmente, estou envergonhada com a minha classe mas não com os 42 colegas que, como eu, tiveram nota negativa. Estou envergonhada sim pelos colegas (leia-se júri) que nos avaliaram. Estou envergonhada pela forma como entrevistaram os seus pares (alguns com muitos anos de experiência), desvalorizando experiências, competências e conhecimentos.

Estou envergonhada por nos termos deparado com atitudes de displicência, arrogância e falta de interesse durante uma entrevista de emprego (algo de inédito na minha longa experiência enquanto entrevistada!).

Estou envergonhada porque conheço o mérito e o profissionalismo de colegas, com percursos profissionais de excelência mas nota medíocre na entrevista. Já me candidatei a vários concursos, já fui a várias entrevistas e, como é óbvio, nunca tive a oportunidade de trabalhar numa instituição pública (por razões de saúde mental, nem alimento tal expectativa nesta ilha).

Esta é a primeira vez que me manifesto porque, como disse inicialmente, fiquei envergonhada pela minha classe. A empatia e a ética não devem ficar apenas dentro do consultório.

Enviado por Denúncia Anónima 
Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019 19:31
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.