O samba enredo da coligação


Barreto é pato e José Manuel Rodrigues de olhão. Alguns antigos do CDS, insultados por este PSD ao longo dos anos e que sabem como é matreiro, são pró Cafófo e exercem influência, os outros esticam a corda ao PSD para dar o máximo na negociação da coligação. O PSD não está com vontade de dar muito ... muito menos do que anda pelas cabeças do CDS, quer decidir já mas dá como limite antes das Legislativas Nacionais porque podem trazer um resultado que mostram o isolamento do PSD-M.

Entretanto, o PSD quer tirar o deputado à CDU com a recontagem porque está preso por 11 votos e se a CDU o perder é o PSD que fica com ele. Se as coisas agudizarem no CDS há sempre possibilidade de algum eleito passar a independente, que só pode ser alguma voz discordante no seu direito, e o CDS já não perfaz uma maioria absoluta com o PSD. Perdendo este aliado para coligação, é Cafôfo que passa a ter melhor posição negocial, apesar de ficar empatado com o PSD 23-23, já que CDU diz que não se alia a ninguém. Até faz um favor por ficar de fora para o CDS se coligar com o PS.

Podemos vir a ter eleições antecipadas com o mesmo problema que Espanha está a ter. Essa hipótese não está fora da cabeça de Albuquerque mas é um jogo de alto risco porque agora há uma "sondagem" eleitoral que diz que 60% dos madeirenses quer o PSD fora do Governo.

No PSD, onde alguns aguardam um desaire para actuar, este meio desaire faz aguardar, ninguém confia em Albuquerque sequer para negociar a coligação porque não tem jeito e só quer despachar tudo rápido com o limite temporal das Legislativas Nacionais. Alberto João já falou sobre a sua desconfiança em Albuquerque no pós eleitoral e na vontade de limpeza que se assume como "conserto de estaleiro". Jardim quer despachá-lo para meter Calado a Presidente.

Uma coisa o eleitorado já conseguiu, dinamitar as bases do PSD-M. Estamos em campanha eleitoral para as Legislativas Nacionais e a Madeira nem parece o mesmo país, absorvida na questão da coligação com quem. Tenho o CD do Martinho da Vila, "Enredos", só me lembro dele.

Enviado por Denúncia Anónima 
Terça-feira, 24 de Setembro de 2019 11:11
Texto, título e imagem enviados pelo autor. Video adicionado pelo CM.