Quem são os Vigilantes da Natureza?


Bom! Se formos perguntar à Comissão Nacional de Eleições não vão saber responder! Alguém sabe? Será que há alguém no governo que saiba? Ou seja, o Corpo de Vigilantes da Natureza neste País não é reconhecido. Provavelmente essa comissão desconhece as regiões periféricas e marítimas e as Ilhas mais a Sul de Portugal, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens!? Será que sabe que as Ilhas Selvagens garantem uma extensa área de uma ZEE única na Europa? Será que sabe que até há muito pouco tempo essas Ilhas banhadas pelo Atlântico o garante da soberania nacional na área mais sul do País são os Vigilantes da Natureza os únicos a segurar essa área e só muito recentemente tem a presença da Polícia Marítima?

E já agora, será que sabe que essas Ilhas são Reserva Natural e Reserva da Biosfera, galardão internacional pela qualidade da conservação das espécies e a manutenção como áreas únicas na conservação de espécies indígenas? Será que essa dita comissão de espertos, sabe que, nessas ilhas trabalham valiosos profissionais, que se chamam Vigilantes da Natureza e que, com o seu sacrifício e das suas famílias permanecem 15 dias a prestar um serviço único em benefício do País, da Europa e do Planeta, numa altura em que tanto se fala em alterações climáticas? Será que sabem que essas Ilhas estão distantes da Ilha da Madeira e não há meios disponíveis para os fazer deslocar na hora e em qualquer momento? Então alguém pode explicar porque motivo os Vigilantes da Natureza em missão nessas ilhas não podem exercer o seu acto de cidadania que é participar no acto eleitoral da região, antecipadamente?

Há quatro anos atrás a Secretaria Regional do Ambiente, prometeu em tentar resolver essa situação! Sabem qual foi o empenho? Nenhum!! Nada!! Mais uma promessa...entre tantas, tal como a prometida carreira, que o governo aprovou e depois chumbou, as escondidas, para ninguém dar por ela. O Presidente da República que já visitou as Selvagens, conhece o trabalho que os Vigilantes da Natureza exercem e o tempo que permanecem nas Ilhas e sabe o que se passa. Já tentou resolver essa situação? Não!!! Todo o mundo pode votar antecipadamente! Os militares, os estudantes, os embarcados… todos, menos os Vigilantes da Natureza a prestar serviço nessas Ilhas.

Os Vigilantes da Natureza não têm a culpa da falta de cultura de gente que ocupa cargos de relevo e importância. Será que nas próximas eleições regionais o Corpo de Vigilantes da Natureza possa exercer o seu acto de cidadania, que é votar? E já agora gostaria que me explicassem, porque é que os VN podem votar antecipadamente nas eleições legislativas nacionais e não pode votar nas regionais? É algum problema "regional"??... um complexo!?

Enviado por Denúncia Anónima 
Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 10:38
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.