Os pequenos investidores na bolsa e as eleições


Há uns anos atrás li o seguinte conselho dirigido aos pequenos investidores na bolsa: "Investe a longo prazo, em empresas em cujo líder máximo confies, e que tenham produtos que aprecies; em vez de fazeres análises empresariais ou seguires conselhos de analistas.

As razões são:
  1. Mesmo que fosse possível estimar a evolução de uma empresa, tens que admitir que não tens tempo nem conhecimentos específicos do mercado e da política (regional, nacional e internacional) para fazeres uma análise adequada; os próprios analistas podem emitir opiniões enviesadas (por diferentes razões);
  2. O futuro a curto prazo é fortemente influenciado pela casualidade. O futuro a médio e longo prazo é fortemente influenciado pela eficácia, eficiência, resiliência e qualidade. Estas qualidades são dadas à empresa pela sua liderança;
  3. um bom líder consegue formar uma boa equipa e gerir a empresa em diferentes contextos económicos e políticos. Um corrupto, embora a curto prazo apresente resultados, a longo prazo dá cabo da empresa.
  4. se apreciares os produtos da empresa, facilmente podes ir aferindo a sua evolução, tanto em termos de publicidade, como de vendas como de qualidade do produto. "Vota em quem confias. Não votes em corruptos ou indivíduos que são coniventes com a incompetência, a ilegalidade, o roubo e a corrupção e que agem olhando só para o curto prazo.
Enviado por Denúncia Anónima 
Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 09:53
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.