O Partido dos Betinhos




Desde os tempos da JSD que Miguel Albuquerque é considerado um Betinho. E para quem não sabe, Betinho é um adjetivo que define alguém que se comporta ou aparenta pertencer a uma classe social elevada. 

Mas o que me preocupa não é o berço do Miguel. Cada um tem a sorte que tem, e ninguém tem culpa de nascer em berço de ouro. O que me preocupa mesmo, são os outros Betinhos que o Miguel criou neste PSD. 

Os Betinhos do PSD são gente frugal sem nível que aparenta um falso estatuto social e se julga importante apenas pelo facto de fazer parte de um grupo restrito. É fácil de reconhecer os Betinhos neste PSD, normalmente não se junta com o povo anónimo, nem cria diálogos, conversas ou vínculos nenhum com os militantes de base do Partido. 

Os Betinhos normalmente aparecem em cima da hora, com calças Armani, camisa Gant, e com um ar austero levantam a mão para cumprimentar quem interessa. Na verdade preferiam estar a jogar golfe ou Ténis, mas têm de ir à porcaria dos comícios marcar território, isto é, beber uma cerveja, dar uma mijinha, ver quem lá está, e serem vistos. 

E para quem não os conhece, a maioria não tem onde cair morto. São sanguessugas que vivem do erário publico, isto é, a maioria são detentores de chefias de cargos públicos e normalmente são maus profissionais, ou maus advogados, ou maus engenheiros, ou maus economistas, ou ainda maus empresários, e o seu sucesso deve-se única e exclusivamente a uma teia de conhecimentos na cúpula partidária. 

Um bom Betinho é um bom mentiroso, e o truque para se fazer importante é inventar que se conhece fulano e sicrano e criar um falso estatuto dentro do partido porque eles sabem que ninguém vai descobrir que é tudo mentira. 

E o resultado de tantos Betinhos no PSD está à vista. Neste momento o PSD é um partido sem projetos, sem ideias e, pior, sem bom senso. E um exemplo disso é, que em que vez do hino do PSD, “Paz, pão, povo e liberdade” agora canta-se nos comícios o “Glorioso, PSD, Glorioso PSD!!” do Benfica! Tenham dó! Os eleitores simpatizantes dos outros clubes vão votar em quem?

Infelizmente quem manda agora neste PSD são os Betinhos, os outros militantes são os Pata Rapadas!  

Ao que chegamos!


“Um doutor não fala com Pata Rapadas”

Alberto João Jardim