Maus resultados do turismo chegaram antes das eleições


Anda muito boa gente desconfiada de vários números deste Governo Regional, é para aguentar ao máximo para que ultrapasse o 22 de setembro e logo se vê. Nalguns casos podem segurar, noutros não, se bem que os profissionais dos diversos sectores tenham uma ideia empírica do se está a passar, o facto é que sentem vários números a derrapar ou a crescer mas sempre com sinal negativo. Na Saúde, na pobreza, etc. Ontem saíram os resultados do Turismo e, "finalmente", tantos cancelamentos de rotas e desaparecimentos de companhias aéreas se fazem notar. É que com milhares de lugares de avião que desapareceram, o episódio do 1%  de quebra do Turismo foi anedota.

Alguém vai me explicar porque é que o Governo Regional continua a licenciar hotéis com uma perspectiva negativa que agora se confirma como quebra, a única no país! E grande. Com o Savoy por abrir e outros mercados concorrentes à Madeira a ganhar quotas de mercado com preços imbatíveis, ontem ouvimos o Hotel na Ilma, hoje o do Portinho, vai abrir mais 3 no centro da cidade ... Com outros mercados a crescerem dois dígitos alguém está a perder e a Madeira é com certeza um desses destinos. A Madeira é problemática para as companhias de baixo custo, destrói-lhes o negócio com as suas inoperacionalidades sem plano de contingência, algo que mitigue os transtornos de passageiros e companhias. Ninguém se chega à frente e a Madeira não pode fugir à responsabilidade. A Madeira não tem solução e aguarda e tudo se resolva por inércia. Os resultados estão à vista, pior do que decidir mal é não decidir.

As justificações que se dão por cá, para estes números no Turismo, não fazem sentido, o Brexit não reduziu turistas e os alemães não deixaram de viajar por causa das falências de duas companhias aéreas alemães, procuraram alternativas, de preço e de voos. La Palice, para chegar à Madeira é preciso avião. Que trabalho tem feito o Governo? Zero! De ferry nem se fala. Da mesma maneira que o Governo Regional não coloca no terreno um plano de contingência, também não investe o que devia na promoção do destino nem tem uma acção permanente, dia-a-dia, sobre os acontecimentos. É preciso ter conhecimentos e rins para lutar pelo mercado europeu. O americano e canadiano do senhor presidente foi só loucura do momento para justificar uma viagem. Não há ideias neste Governo Regional, vemos na campanha eleitoral que desenvolvem, acredite que no Governo é igual, navegam por cabotagem quando precisamos de vencer um oceano profundo